Querência do Norte, “Capital do Arroz Irrigado” e “Pantanal Paranaense”

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

O nome “Querência”, de Querência do Norte, significa “onde se quer viver”. Mas é também onde  se fazer turismo. O município tem o apelido de “Pantanal Paranaense”, tantas são suas várzeas, campos, árvores, plantas, pássaros, animais silvestres, aves pantaneira  e animais de maior porte.  São muitas as rotas rurais que permitem visualizar belas paisagens, tirar boas fotos, aspirar um ar puro, suspirar. A natureza é pródiga em Querência do Norte. Nos passeios, há diversas pequenas propriedades que oferecem pontos de paradas com cafés rurais e venda de produtos locais, como o arroz orgânico. Aliás, Querência do Norte é também a capital paranaense do arroz irrigado.

Ao longo do ano, a cidade oferece diversas festas que atraem cada vez mais turistas de todo o Brasil. Tem a Festa do Arroz, a Festa do Costelão de Chão, a Festa do Padroeiro com a Peregrinação Água da Prata e outras.

A Festa do Arroz ocorre sempre nos finais de agosto e começo de Setembro. Este ano, se o covid-19 permitir, acontecerá a 39ª. edição. A Festa do Costelão de Chão é realizada sempre em Maio (Dia do Trabalho) no assentamento Pontal do Tigre e neste ano NÃO aconteceu a 16ª. edição por causa da pandemia. Já a Festa do Padroeiro São Paulo Apóstolo é em Junho, junto com a Peregrinação Água da Prata.  Como se não bastassem todas as variadas atrações de Querência, destaque-se que, nas proximidades, em Icaraíma, está o Porto Camargo, ideal para pescas (todos os anos tem a Pesca ao Pacu, que atrai gente do Paraná e de Mato Grosso do Sul), bem como o fantástico – 79 mil hectares – Parque Nacional de Ilha Grande, assambarcando todas as ilhas e ilhotas desde o reservatório de Itaipu até a foz do rio Piquiri.

Na área territorial de Querência do Norte estão 66 km de margens do rio Paraná e mais 28 km do rio Ivaí. Quer dizer: está desenhado o paraíso para pescas, passeios de barco, acampamentos, esportes náuticos, deslumbramentos. Como o encontro dos rios Ivaí e Paraná, formando um alagado onde há muita plantação do arroz irrigado e abundância de tuiuiús e garças – atraídos sempre pelos grãos.

Locais mais visitados: Estância Figueiredo (com trilhas ecológicas), portos da Cordialidade (5 unidades às margens do rio Paraná, com passeios de barco acompanhados de condutores locais), Praia Bela Barbada (ideal para banhos e atividades aquáticas).

Ecologia

Os moradores e autoridades de Querência do Norte cada vez mais elevam as preocupações ambientais, para conservar toda a beleza ao redor. Em Junho, realiza-se a Pedalada Ecológica, envolvendo a Secretaria do Meio Ambiente e escolas municipais. E anualmente acontece o Rally do Lixo, quando centenas de voluntários percorrem o rio Paraná de barco, fazendo a limpeza das margens e ilhas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.