Rally dos Sertões começará por Foz do Iguaçu e passará por Umuarama

Rally dos Sertões começará por Foz do Iguaçu e passará por Umuarama
Foto - DIVULGAÇÃO

(da Redação, com informes das Prefeituras de Foz do Iguaçu e de Umuarama)

A 30ª edição do Rally dos Sertões, maior competição off-road do país, vai começar no dia 26 de agosto pelo Paraná. A abertura ocorrerá no Parque Nacional do Iguaçu, na véspera da largada para carros, motos, quadriciclos e UTVs. O primeiro trecho passará pelas duas cidades paranaenses premiadas com o roteiro: Foz do Iguaçu e Umuarama.

Da região da tríplice fronteira com a Argentina e Paraguai, os competidores percorrerão mais de 7,2 mil quilômetros, cruzando os estados do Paraná,,São Paulo (Presidente Prudente), Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Costa Rica), Mato Grosso (Barra do Garças e São Félix do Araguaia), Tocantins (Palmas e Mateiros), Piauí (Bom Jesus), Balsas e Imperatriz (Maranhão), Pará (Paragominas e Salinópolis) – a bandeirada final está prevista para ocorrer no dia 10 de setembro.

De acordo com os organizadores da prova, os 4.811 km de trechos cronometrados que os pilotos terão que percorrer fazem da atual edição da prova a maior do mundo, superando em aproximadamente 800 km a distância do Rally Dakar.

Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel e vice-presidente do Visit Iguassu, estima que aproximadamente 2 mil pessoas, entre pilotos, mecânicos e técnicos, estejam na cidade para a ocasião da largada da prova, bem como familiares dos competidores.

“Além do mais, muitas pessoas devem vir de regiões próximas para verificar de perto como vão ser os treinos e os preparativos”, afirma o executivo, ressaltando que a cidade irá ceder à organização do evento um amplo espaço – com arquibancada para 5 mil pessoas – onde irá acontecer o treinamento, o aquecimento e, é claro, a largada da prova.

Umuarama

O secretário de esporte e lazer de Umuarama, Jeferson Ferreira, diz que “Umuarama será a segunda cidade a receber a megaestrutura, os competidores com suas equipes e os turistas que acompanham de perto este universo. O evento promete levantar poeira na Capital da
Amizade”.

A edição comemorativa dos 30 anos do Rally dos Sertões será a maior competição na categoria contra o relógio do mundo e vai homenagear o bicentenário da Independência do Brasil. A prova vai passar pelas cinco regiões do Brasil, de 26 de agosto a 10 de setembro, percorrendo 7.216 km (dos quais 4.811 km serão cronometrados). Serão 15 dias de provas em alta velocidade cruzando oito estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA – e 14 cidades, iniciando em Foz do Iguaçu, passando por Umuarama e encerrando no mar de Salinópolis (PA).

Os participantes visitarão verdadeiros tesouros da natureza, como a Ilha do Bananal (TO), os Cânions do Viana (PI) e trilhas inéditas do deserto do Jalapão (TO), além da largada das Cataratas, uma das maravilhas mundiais da natureza. Uma única etapa terá 914 km de maratona, sem apoio mecânico. Paralelamente à prova, o SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões) focará na dimensão social do evento, beneficiando 16 mil pessoas em sete cidades das cinco regiões do país.

A realização da etapa em Umuarama conta com total apoio do prefeito Hermes Pimentel e o engajamento das várias secretarias municipais, porém sem exigir investimentos públicos diretos. “O Sertões objetiva revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem, através do esporte e de experiências em lugares fascinantes. É sinônimo de aventura e orbita nos sonhos de muitas pessoas. Trabalhamos muito para chegar até aqui e é motivo de muito orgulho poder anunciar esse super roteiro, o maior do mundo! Vamos fazer um tributo ao nosso país”, disse Joaquim Monteiro, CEO do Sertões.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.