Rancho Alegre: 5 dias de festa para comemorar os 58 anos

Rancho Alegre está localizado entre os vales dos rios Tibagi e Congonhas, em uma planície. Lugar bonito, com belas paisagens e muitas plantações.

Criado pela lei estadual 4.245 de 25 de julho de 1960 e instalado no dia 29 de agosto do mesmo ano, o município comemora no dia 19 de novembro a sua emancipação política e administrativa, desmembrado de Jataizinho e Uraí. Vão ser 5 dias de festa. No dia 14 às 19h30, na Praça da Matriz, apresentação do grupo de teatro Triolé e filme Mazzaropi. No dia 15, grupo Triolé e oficinas de circo com alunos do ensino fundamental das 9 às 11 hs na Praça da Matriz. À noite, a partir das 20 hs, teremos a Feira da Lua. No dia 16, de novo o grupo Triolé às 14 hs e também às 19h30. À noite, às 23h59, na Avenida Brasil, show com Mayck e Lyan. No dia 17, desfile cívico na Avenida Brasil a partir das 17 hs. E, finalmente, no dia 18, inauguração da Praça da Bíblia no Portal das Árvores às 18 hs, com culto ecumênico e apresentações musicais.

Comprovando ser mesmo Rancho Alegre, tivemos nos dias 26, 27 e 28 o Rancho Fest, com a eleição da Garota Ranch Fest (Caroline Ribeiro), ballet infantil, palestras para agricultores, apresentações musicais, motocross, prova de laço, praça de alimentação, prova dos 3 tambores.

História

Texto da Prefeitura

O território do município de Rancho Alegre teve grandes movimentações por conta da estrada boiadeira que cortava a região. Existia incipiente povoado na região quando por ali chegou a Companhia de Terras Barbosa, que adquirindo terras, demarcou-as e vendeu-as após portentosa campanha publicitária. Foi elevado à categoria de Distrito em 27 de janeiro de 1951.

Os primeiros moradores de Rancho Alegre foram as famílias de Agenor Gomes, Francisco Godoy, Oswaldo Vietze, Cecília Angela de Oliveira, que derrubaram a mata e plantaram café. Francisco Godoy instalou a primeira serraria, Sebastião Caetano Paraíso a primeira casa comercial, Alfredo Mello a primeira padaria, Antonio Trawtwein faz funcionar a primeira farmácia, Irmãos Zanoni instalam em 1947 a primeira maquina de beneficiamento de café, atos de pioneirismo. 

A denominação da cidade origina-se de um pequeno rancho, construído às margens da antiga estrada boiadeira, sendo que neste lugar os primeiros moradores do povoado se reuniam para promover festas e danças, passando então a ser conhecido como um rancho alegre, denominação que se perpetuou através dos tempos.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é Fernando Carlos Coimbra e o vice Flávio Henrique Pereira. São vereadores: David Pereira, Edmar Lima, Greicy Aparecida Lopes, Luiz Fernando Aleixo da Silva, Marcos Bertani Lima, Paulo Roberto Costa, Senival da Silva, Silvio Vieira Santana e Valentim Fontana.

Produção

Rancho Alegre tem 12.450 hectares plantados com milho, 13.490 com soja, 106 com laranja, 25 com banana, além de outras culturas. As criações mais importantes são de frangos, suínos e bovinos. Produto de origem animal mais expressivo: ovos de galinha.

O município destaca-se também na produção de tilápias em tanques escavados. Está ali um produtor que é referência no setor: Otávio Tanaka.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.