Região de Cornélio Procópio, novo polo de fruticultura

A região de Cornélio Procópio está se transformando em importante polo de fruticultura. As terras ali, férteis e com clima quente, favorecem a cultura de diversas espécies de frutas. Destaque-se que Carlópolis tem indicação geográfica de procedência (características específicas) para a sua goiaba, obtendo também o selo Global Gap (o que é muito bom para exportações).

O Governo do Paraná firmou parceria com a empresa Villa Puree, de Santo Antoio do Paraíso, visando o incremento de pomares em diversas cidades da região, que fornecerão matéria-prima para a indústria de sucos. Mudas de muito boa procedência  de abacaxi, ameixa, manga, goiaba, maracujá, morango, pêssego e pitaia, estão sendo plantadas.   

Para o chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Cornélio Procópio, Fernando Itimura, as mudanças serão econômicas e sociais, com diversificação e renda para os municípios.

Entre os fruticultores, a expectativa é grande. Com perspectiva de aumento na renda, o produtor Silvio Nakamura, de Santo Antônio do Paraíso, está deixando o cultivo de grãos para investir em frutas como goiaba e pitaia. “Antigamente eu plantava pêssego, nectarina, atemoia, maçã, mas parei, pois nem sempre conseguia vender. Então optei por soja, trigo e milho. Mas com a instalação da fábrica, posso ganhar mais com as frutas. Acho que todo o município vai crescer”.

Villa Puree

Localizada em Santo Antonio do Paraíso, no Bairro Vila Rural, a Villa Puree começa a produzir sucos de frutas para abastecer indústrias de laticínios, de sucos, supermercados, sorvetes, alimentos, chocolates, cozinhas industriais, panificação e confeitaria.

O slogan da empresa é “o essencial da fruta”.

A produção obedece a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.