Revitis, para estimular uva, vinho e turismo no Paraná 

Revitis, para estimular uva, vinho e turismo no Paraná 
Foto: Gilson Abreu/AEN

(da Redação)

O programa de Revitalização da Viticultura Paraense Revitis foi criado em 2019 com base em 4 eixos: incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria.

E ele prossegue muito ativo em 2023 com ações de fomento, material para viveiros, práticas em campo com técnicos e produtores. Desde 2019, o Revitis apoiou diretamente quase 400 agricultores familiares – cerca de 17% dos viticultores do Estado, e firmou convênios com 28 municípios em 13 núcleos regionais.

Os recursos da Seab em apoio direto ao produtor somam R$ 7,45 milhões e a contrapartida das prefeituras totaliza R$ 622,53 mil. Entre os itens garantidos com o apoio estão palanques, arame, mudas, sistemas de irrigação, cobertura plástica, adubo químico e orgânico, calcário, tesouras de poda, pulverizadores costais, um caminhão com carroceria térmica, caixas de colheita, suqueiras, desengaçadeiras e dornas de fermentação.

O Paraná ocupa a 5ª posição na produção nacional de uvas.

Atualmente, o Estado produz, em média, 52 mil toneladas de uvas em 3,5 mil hectares. E a qualidade da fruta já está reconhecida. Os selos de Indicação de Procedência das uvas de Marialva e do vinho de Bituruna garantem o reconhecimento da origem dessas especialidades, o que agrega valor ao produto e impulsiona o turismo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.