Rondon (não confundir com Marechal Candido Rondon) festeja 65 anos

Rondon (não confundir com Marechal Candido Rondon, também no Paraná) festeja no dia 3 de dezembro 65 anos de emancipação com uma baita programação, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro com a 27ª. Festa do Peão de Rondon. Haverá montarias em touros, desafio moto X cavalo, shows artísticos nacionais, barracas gastronômicas, parque de diversões. No dia 5 a Festa começa com a celebração de Missa de Ação de Graças, seguindo-se montarias e a abertura das barracas, culminando com o show da banda Alcoolio. No dia 6, rodeio em touro e a noite show com Bruno e Barretto. No dia 7, rodeio e a noite Fernando e Sorocaba. No dia 8, final do rodeio. A realização é da Associação da Comissão do Rodeio e tem os apoios da Prefeitura, Câmara, Rotary Club, Sanepar e Design Ano Productions.

O prefeito da cidade é Ailton Alfredo Valloto, sendo vice Rui Edson Mertz.

Produção

Rondon é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do Paraná, ocupando na cultura mais de 15.000 hectares. Com bem menos áreas plantadas, aparecem a soja, milho, laranja, feijão, mandioca. Tem criações de aves, bovinos e suínos e produtos de origem animal expressivos, como casulos do bicho da seda, leite e mel de abelha.

O parque industrial é forte, sediando unidades da Cocamar, Amafil, Averama e, principalmente, uma da Usina Santa Terezinha. A Usina, aliás, recentemente lançou na Prefeitura a 8ª. edição do projeto Semeando o Verde para alunos do Ensino Fundamental do 4º ano de escolas da rede pública municipal. Visa conscientizar a preservação do meio ambiente e a arborização dos municípios.

Outras unidades industriais produzem confecções, mármores, alimentos, madeiras e móveis.

História

Texto da Prefeitura

“Entre os anos de 1946 a 1949, um grupo de arrojados desbravadores fizeram entradas no sertão paranaense, enfrentando toda espécie de dificuldades que o ambiente hostil oferecia, esses abnegados do progresso e desbravadores por índole a tudo conseguiram vencer. Formaram povoados, além do Rio Ivaí, e na região noroeste do Paraná. O município de Rondon é fruto desse pioneirismo desbravador, colonizador e civilizador.

No ano de 1946 o Sr. Leôncio de Oliveira Cunha, colonizador de uma gleba de terras na região, iniciou a abertura da área onde hoje se acha o município de Rondon. Esse heroico colonizador conseguiu a vinda de grande números de famílias que em pouco tempo organizaram suas vidas, e participando com fibra e dedicação, desenvolveram o progresso.

Em 1950, o povoado denominado Rondon em homenagem ao emérito civilizador do Sertão: Marechal Mariano da Silva Rondon (conhecido como Marechal da Paz e Patrono das Comunicações do Brasil de quem o Sr. Leôncio de Oliveira Cunha era admirador pelos seus trabalhos de desbravamento, da qual foi soldado e grande amigo). O povoado tomava forma com a presença de casas comerciais e de diversos agricultores que formavam as primeiras propriedades rurais, a boa qualidade das terras específicas para plantio do café, mais e mais famílias oriundas de diversos pontos do país.

No ano de 1952 com o grande surto de progresso foi elevado à categoria de Distrito Administrativo de Peabirú. Rondon fazia por merecer a criação de município e com a participação coletiva – e de constantes reivindicações, conseguiram o seu objetivo no dia 26 de novembro de 1954, através da Lei Estadual n. 2534, foi nomeado como Prefeito provisório o Sr. Leôncio de Oliveira Cunha.

A instalação do município de Rondon deu-se no dia 03 de Dezembro de 1954, dando-se a emancipação política administrativa desmembrando-se de Peabirú e com a posse do seu Prefeito, o Sr. Arthur Hartmam, a partir de 1955-1959. No ano de 1957, Rondon já possuía porte de cidade em franco desenvolvimento, possuindo energia elétrica, cinema, grupo escolar etc.” 

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.