Terra Rica. E não precisa falar mais nada a respeito

Município chega aos 64 anos de emancipação

O município de Terra Rica foi criado pela lei estadual 253, de 26 de novembro de 1954. A instalação oficial ocorreu no dia 4 de dezembro de 1955 e, portanto, comemora-se 64 da emancipação política e administrativa.

E festeja-se com a ExpoTerra que, como diz o slogan, é “grande como deve ser”. Vai ter rodeios, praça de alimentação, parque de diversões. E shows nacionais. Tá bom Maiara & Maraisa? Pois elas estarão lá no dia 6. Bruno & Barretto? No dia 7. Pedro Henrique & Fernando? No dia 5.

O município é cercado por rios, sendo o principal deles o Paranapanema, que divide os municípios de Terra Rica (PR) e Euclides da Cunha (SP). Entre os dois, é possível a travessia de balsa, sendo um importante canal de escoamento da produção.

Produção que tem a cana-de-açúcar como os maiores volumes, em área plantada de 10.950 hectares (dados do Ipardes). Depois vem arroz (250 hectares), mandioca (415), milho (180), soja (90), além de laranja, semente de urucum, café. As maiores criações são de aves, bovinos, suínos e ovinos. A área territorial de Terra Rica é de 698,462 km2.

O parque industrial sedia uma unidade da Copagra – Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense -, além de empresas de móveis e madeiras.

História

Até 1950 Terra Rica pertenceu ao Município de Mandaguari, quando colonizada pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná – SINOP -, sendo seu primeiro nome Estrela do Norte. Por força da Lei nº 13 de agosto de 1950, foi elevada a categoria de Distrito Administrativo do município de Paranavaí.

Atrações

Terra Rica é considerada a Capital Paranaense do Vôo Livre. Ali estão os Três Morrinhos, única elevação no relevo suavizado da região. O local oferece ótimas condições para a prática do para-glaiders e asa delta. É considerado um dos melhores locais do sul brasileiro para esses esportes. Os Três Morrinhos abrigam ainda várias espécies de animais, pássaros e plantas.

No alto, tem uma capela e antenas de televisão e equipamentos de retransmissão.

Em Terra Rica, são disputados os campeonatos paranaenses e brasileiros de vôos livres.

A cidade abriga a primeira Escola de Vôo Livre da região Noroeste do Paraná.

Lazer nas águas

A praia municipal localiza-se às margens do Rio Paranapanema (Lago de Rosana) a uma distância de 18 km da cidade de Terra Rica. O Rio possui uma largura de mais de 2.500 metros, com água doce cristalina, área de camping, quiosques, banheiros, lanchonete e área arborizada, além de oferecer oportunidade para uma boa pescaria, passeio de barcos, caiaque e jet-ski.

 Praia da Ema

As margens do Lago de Rosana, com Chalés, quiosques, salão de festa, lanchonete e área de camping. Possui: Banheiros para homens e mulheres, Área de Camping: 20 mesas –  20 churrasqueiras – 08 Pias – com Iluminação, 09 Quiosques cobertos com pia e churrasqueiras, 01 Lanchonete, 01 Salão para Eventos e 14 Pousadas (alugadas mensalmente).

    Praia São Vicente

Praia de água doce, às margens do Lago de Rosana oferece área de camping entre bosques e lanchonete. 52 mesas com bancos, água encanada em todas pias, churrasqueiras quadra de vôlei, campo de área sesta de basquete. Uma casa para alugar, lanchonete completa, com porções, peixes, batata frita, frango a passarinho, calabresa e salgados fritos.

    Pesqueiro Pouso da Águia

Pesque- pague com direito a grande variedade de porções, suco natural, água de coco e bebidas em geral. Ambiente ideal para relaxar com os amigos e com a família.

Marina

Quiosque com churrasqueira, piscina banheiro, próximo a Prainha Municipal.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.