Santo Inácio já foi Redução Jesuítica

Município comemora 67 anos de emancipação, mas tem uma história que começa em 1610

Santo Inácio comemora 67 anos de emancipação com uma apresentação da dupla Jeann & Julio no dia 14 de dezembro. No dia 15, haverá o festival de bandas e fanfarras.

A cidade ainda está de ressaca com a realização, entre os dias 8 a 17 de novembro, do Santo Inácio Rodeio Show e da 13ª. Fasin – Feira Agroindustrial. Os shows varreram as noites: Matheus & Kauan, Felipe Araujo, Lauana Prado, Padre Ezequiel.

A cidade pode ser bem jovem, mas tem uma história antiga. Em 1610 a Companhia de Jesus, dos jesuítas, fundou as duas primeiras Reduções Jesuíticas no Vale do Paranapanema, a Nuestra Señora Del Loreto e a San Ignacio Mini. Ambas foram depois destruídas pelos bandeirantes. Os jesuítas e os índios fugiram através dos rios Paranapanema e Paraná.Foram cerca de 12 mil índios numa fuga épica por cerca de 700 balsas. O episódio ficou conhecido como Êxodo Guairenho.

Santo Inácio tornou-se município desmembrado de Jaguapitã, através da lei 790 de 14 de novembro de 1951 e instalação no dia 14 de dezembro de 1952.

Banhado pelo rio Paranapanema, tem nos Alagados um imenso local de lazer, práticas de esportes náuticos, pescarias.  

Produção

Santo Inácio tem uma área territorial de 280 km2 e planta, conforme o Ipardes, 8.638 hectares de cana-de-açúcar, 2.900 de soja, 2.330 de milho, além de trigo, mandioca e outras culturas. A produção leiteira é muito expressiva e as principais criações são de galináceos e bovinos.

O município sedia uma importante unidade da Usina Alto Alegre (açúcar e álcool). Outras empresas produzem móveis, madeiras, metalurgia, plásticos.

História

Texto da Prefeitura

O povoado de Santo Inácio foi fundado no ano de 1924, pelo engenheiro civil Manoel Firmino de Almeida e no ano de 1951 e foi elevado a categoria de município de Santo Inácio.

No entanto pesquisas arqueológicas e históricas revelaram que o local onde hoje se encontra o Sitio Arqueológico da Redução Jesuítica de Santo Inácio, já foi o palco para o cenário do encontro histórico entre indígenas Guarani, Espanhóis, Jesuítas e Bandeirantes Paulistas, que juntos escreveram a história da Província do Guairá, no período que foi dos anos de 1554 a 1632.

Os documentos históricos revelaram que o Tratado de Tordesilhas celebrado entre Portugal e Espanha em 1494, colocava o atual território do Estado do Paraná, como sendo a Província Del Guairá e pertencente à Espanha.

A Província Del Guairá tinha como limites ao norte o rio Paranapanema, ao sul o rio Iguaçu, a oeste o rio Paraná e a leste as serras de Guarayrú.

O Guairá era povoado por grupos indígenas Guarani e Kaingang, que já habitavam o território a milhares de anos e que tiveram os primeiros contatos com viajantes europeus em suas expedições comandadas por Aleixo Garcia em 1524 e Cabeza de Vaca em 1542.

Em 1924, teve inicio nesse território, hoje Município de Santo Inácio um novo projeto colonizador, do qual todos fazemos parte. Mas, no entanto histórias sobre a Redução Jesuítica, sempre foram contadas e estiveram presente nas conversas entre nossos pioneiros, que ao chegarem se depararam com os vestígios arqueológicos da Redução Jesuítica de Santo Inácio.

Em 1924, o Dr. Manoel Firmino de Almeida, engenheiro civil, natural da Bahia, requereu e obteve do Governo do Estado do Paraná a concessão de uma gleba de 50.000 hectares de terras, pertencentes ao patrimônio do Estado, dentro das quais se encontravam as ruínas da histórica Redução de Santo Inácio.

Os trabalhos de medição e demarcação foram efetuados pelo próprio engenheiro concessionário, que deu ao Patrimônio a denominação de Colônia Zacarias de Goes, em homenagem ao primeiro Presidente da Província do Paraná, o Conselheiro Zacarias de Goes e Vasconcellos.

Na conformidade dos termos do contrato de concessão, firmado entre o Governo do Paraná e o Dr. Manoel Firmino de Almeida, surgiu o povoado de Santo Inácio, denominação dada pelo seu fundador, como recordação da antiga Redução de Santo Inácio Mini, cujas ruínas estão situadas a poucos quilômetros de distância da Cidade de Santo Inácio.

Santo Inácio foi elevado à categoria de Distrito em 1947, com a denominação de Distrito de Redução de Santo Inácio, pertencendo ao Município de Jaguapitã. Em 1951, foi elevado à categoria de Município, com a denominação de Santo Inácio, pela lei estadual 790, de 14 de novembro de 1951, desmembrado de Jaguapitã, instalado em 14 de dezembro de 1952.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.