Segundo dinossauro do Paraná também é de Cruzeiro do Oeste
O Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste informa: o segundo dinossauro descoberto no Paraná também é de Cruzeiro do Oeste, a “Cidade dos Dinossauros” .
A quinta descoberta inédita do Sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste recebeu o nome de Berthasaura leopoldinae. O dinossauro paranaense teve sua identidade divulgada em publicação online em18 de novembro de 2021. Era um animal com dentário desprovido de dentes, possivemente onívoro, ou seja, que se alimentava de pequenos animais e plantas.
A Berthasaura leopoldinane habitava em uma região desértica, onde havia muitas dunas que formavam oásis possibilitando a existência de uma paleofauna na região de Arenito Caiuá.
O Museu
Uma atração cruzeirense é o Museu de Paleontologia, ponto de importância de estudos e do turismo científico no Brasil e na América do Sul.
O museu conta com os achados no município, que desde a década de 1970 têm encontrado fósseis de espécies que viveram há milhões de ano. Em 2014 foram achados 47 fósseis de pterossauros (répteis voadores pré-históricos). Também há uma ideia de se espalhar réplicas de dinossauros pela cidade.
Embora conte com uma colônia de pterossauros, que é muito mais rara de encontrar, mas, a principal atração é a última descoberta, o dinossauro inédito no mundo batizado de Vespersaurus paranaensis