Uma amostra da Ucrânia está em Antonio Olinto

Uma amostra da Ucrânia está em Antonio Olinto

Quer ver belas paisagens com cachoeiras, ervais, pinheirais, edifícios típicos ucranianos? Aproveite agora que a cidade está comemorando 58 anos (24 de outubro) e vá a Antonio Olinto, ali perto da Lapa. Aproveite que também vai ter festa das boas. No dia 26 acontecerá a inauguração do Parque de Eventos (na Estrada das Irmãs).No dia 24 haverá passeio ciclístico. No dia 26 às 8h30, corrida rústica, às 12 hs almoço com autoridades e abertura oficial da festa, às 13 hs início da Copa Integração de Velocross, às 14 hs abertura do Pátio do Mate e às 19 hs show com Hugo e Tiago. No dia 27 às 8 hs início dos treinos livres de Velocross, às 9 hs roda de chimarrão no Pátio do Tem, às 10 hs Santa Missa, às 11h30 começo das provas de Velocross, às 12 hs almoço com comidas típicas ucranianas, às 18 hs show com o grupo Sorriso Lindo e às 21 hs show nacional com Antony e Gabriel.

O prefeito Fabio Staniswewski Machiavelli convida a todos.

 A cidade é um belo patrimônio cultural formado por diversos casarões de arquitetura polonesa e ucraniana, como a casa da cultura, a biblioteca pública e as casas Romankiv, Saduin, Conrado, Koselinski, Martinhak, Karpovisk e Peremida, todas ricas em detalhes e conservação. Além disso, Antônio Olinto conta com artistas que manisfestam a história e costumes de seu povo através de peças teatrais, canções populares e artes plásticas. A igreja teve seu projeto desenhado na Ucrania e em seu interior está o famoso quadro da Santa Nossa Senhora dos Corais, que foi tombada em 1990 como patrimônio estadual e em 2008 a nível federal. Mesmo ano que passou por uma restauração.

Produção

Segundo o Ipardes, Antonio Olinto tem importantes culturas de Soja (8.000 hectares), feijão (5.000), fumo (1.000), milho (1.000), trigo (800), batata (750), erva-mate, maçã, uva, produções de leite e mel de abelha, criações de aves, bovinos e suínos.

Sempre no mês de Janeiro, é realizada a Festa da Uva na localidade da Lagoa da Cruz Redonda, com renda revertida para obras assistenciais. Este ano ocorreu a 24ª. edição, com muita música, vinhos, sucos, geléias.

História

Fundada como colonia em 1895, Antônio Olinto, que recebe este nome em homenagem ao ministro de obras públicas, torna-se município em 1960, desmenbrando-se de Lapa em 1961. Anterormente, era conhecida como Águas Amarelas, São José do Colaço e Menbéca, quando 374 famílias imigrantes da Ucrania e 84 famílias da Polônia chegaram ao local.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.