Sinpacel lança selo que reconhece empresas que praticam a logística reversa

Sinpacel lança selo que reconhece empresas que praticam a logística reversa
Os presidentes da Fiep e Sinpacel com representantes de indústrias que receberam o selo (Foto: Gelson Bampi)

(FIEP)

O Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel) lançou seu Selo de Logística Reversa. O selo reconhece os esforços das empresas do setor que adotam essa prática e, ao ser estampado em seus produtos e materiais, serve como uma mostra ao mercado de que estão engajadas em ações sustentáveis. O evento de lançamento foi realizado no Campus da Indústria do Sistema Fiep.

O presidente do Sinpacel, Rui Brandt, destacou que, sem ter obrigação legal para isso, a indústria de papel e celulose paranaense, por meio do sindicato, possui um Plano de Logística Reversa para o setor. A intenção do selo é valorizar as indústrias que estão inseridas nesse plano. “Não teríamos obrigação de um plano setorial para logística reversa, mas entendemos que, pela importância do setor, que é um setor reciclador desde a sua origem, temos um compromisso com a questão da reciclagem”, disse.

Brandt citou, ainda, dados de uma pesquisa que mostram que 75% dos papéis de embalagens produzidos no Brasil são reciclados. Atualmente, o país produz perto de 10 milhões de toneladas de papéis ao ano, sendo que 60% disso são para embalagens. “O selo não é uma certificação, mas mostra que as empresas estão comprometidas com um plano setorial, que por sua vez está comprometido com a sociedade”, concluiu.

Presente no evento, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, enalteceu a iniciativa do sindicato. “Para nós, da Fiep, é muito especial receber este evento no Campus da Indústria, que é um espaço para ser usado pela indústria do Paraná”, afirmou. “Qualquer iniciativa em prol da sustentabilidade, como é o caso deste selo lançado pelo Sinpacel, é fundamental para mostrar que o setor produtivo se preocupa com esse tema, que é vital não apenas para o futuro da indústria, mas para o futuro do nosso planeta”, completou.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.