Tunas do Paraná: 3 dias de festa pelo 27º aniversário

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro Tunas do Paraná comemora o 27º aniversário de emancipação (que ocorre no dia 10). Não vai faltar música, pois a cidade receberá nesses dias Junior e Cesar, Leo Marks e Jean, Igor Ferraz, grupo Tradição, Garra Campeira e Mania de Gaiteiro. Com ampla Praça de Alimentação, o local será ao lado do Paço Municipal. O prefeito Joel do Rocio José Bomfim, o vice Indiamara Bibas e o presidente da Câmara Jair de Oliveira Pereira convidam a todos para os festejos.

O nome “Tunas” é por causa de uma planta facilmente encontrada no território tunense.

Com o nome Tunas foi elevado a categoria de município emancipado em 30 de abril de 1990, através da Lei Estadual 9.236, sancionada pelo governador Alvaro Dias. O território foi desmembrado de Bocaiuva do Sul e a Lei Estadual 10.230, de 28 de dezembro de 1992 alterou a denominação para Tunas do Paraná. A instalação oficial deu-se em 1 de janeiro de 1993.

História

Texto da Prefeitura

Tunas teve seu território movimentado desde cedo. Inúmeras expedições exploradoras dos séculos XVII e XVIII cortaram esta área, sem que, no entanto, deixasse sinais de efetivo povoamento. Mas, permitiu que sua história tivesse similaridade com a de Bocaiuva do Sul, antigo Arraial Queimado, um dos mais antigos municípios do Estado do Paraná. A sede municipal de Tunas serviu de base para o acampamento do 5° Batalhão de Sapadores, entre os anos de 1930 e 1935, devido a sua posição estratégica. Nesta época iniciou-se a construção da BR-476, que foi projetada e implantada pelo 5° BT de Engenharia da CER-1-M.Exército.

Nesta época o povoado chamava-se Pedra Preta, devido ao afloramento da pedra conhecida comercialmente por Granito Tunas. Estudos geológicos identificam esta pedra como sienito, uma rocha vulcânica, extrusiva escura, de textura homogênea e fina, menos fraturada do que o granito. Tal formação rochosa incide na região norte do município de Tunas.

Pelo Decreto-Lei Estadual n° 199, de 30 de dezembro de 1943, assinado pelo Interventor Federal Manoel Ribas, foi criado o Distrito Administrativo de Pedra Preta, com território pertencente ao município de Bocaiuva do Sul.

Atrações

Tunas do Paraná tem uma grande atração turística, que é o Parque Estadual de Campinhos. Com área de 336 hectares, situa-se na região montanhosa do Açungui, o primeiro parque criado no Paraná para preservação do patrimônio espeleológico.

De muita beleza natural, realçada pelas grutas de formação calcária denominadas Conjunto dos Jesuítas, o parque resguarda ainda em seu interior parte da vegetação original da floresta de araucária angustifólia, contendo ainda as seguintes espécies: imbuia, erva-mate, cedro, carvalho brasileiro. Entre as espécies da fauna encontram-se o cachorro-do-mato, veado, serelepe, gralha-azul, paca e gato-do-mato.

Com portal, centro de visitantes, lagos, córregos, quiosques e trilhas interpretativas de até 800 metros de extensão, o Parque de Campinhos constitui-se em local de turismo, educação ambiental e lazer.

1º posto da Polícia Rodoviária

Em março de 2016 o prefeito Joel do Rocio Bomfim assinou a lei 664 que dispõe sobre o tombamento do posto histórico da Polícia Rodoviária Federal. No dia 17 de fevereiro de 1943, naquele posto, quando a localidade ainda se chamava Pedra Preta, tiveram início as atividades da PRF no Paraná. O Paraná foi o primeiro estado do sul a contar com o então Policiamento de Trânsito das Estradas e o 5º do país, em função da Estrada da Ribeira – único caminho que demandava a São Paulo e tinha grande movimentação de veículos.

O prédio, pela Lei, ficou denominado de “Memorial Pedro Krasota”.

Produção

A economia municipal é predominantemente extrativista, com grande número de empresas de reflorestamento, corte e beneficiamento de madeira (especialmente pinus e eucalipto) e de extração de mármores e granitos. Recentemente, foram descobertas jazidas de chumbo, ainda não exploradas. 

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.