Ubiratã, onde o Cooperativismo é forte

Falar de Ubiratã é dizer que seu território é banhado por um dos maiores rios paranaenses, o Piquiri e que seus afluentes constituem-se em atrativos turísticos, que são as inúmeras ilhas e saltos, como Apertado, Morumbi, Amaro. Mas o relevante em Ubiratã é sua economia. Em suas terras estão sediadas duas gigantes do cooperativismo paranaense, a Coagru Cooperativa Agroindustrial e a Cooperativa Central Unitá.  A primeira, fundada em 1975 por 36 agricultores, começou bem pequena e se expandiu, tendo hoje unidades em Ubiratã, Campina da Lagoa, Yolanda, Anahy e indústrias como de beneficiamento de sementes, moinho de trigo, fábricas de ração e suplemento mineral, de processamento de madeira e desativadora de soja.

A outra originou-se da inter-cooperação entre a Coagru, Copacol e Cooperflora para dar origem à poderosa Cooperativa Central Unitá. Investimentos de cerca de R$ 135 milhões permitiram a implantação da unidade aves em 2013. Os operários trabalham em 2 turnos(cerca de 2,1 mil empregos diretos) e a produção atinge a 10 mil toneladas mensais ou 230 mil aves/dia. Os produtos são processados e embalados com a marca Copacol e comercializados em todo o Brasil e em cerca de 40 outros países.

Dia de campo

No próximo dia 25de abril vai ocorrer na Coagru, em Ubiratã, o 6º Dia de Campo do Pecuarista, tendo por local a Unidade Experimental a partir das 8h30. Haverá palestras técnicas, mostra de equipamentos, exibição de máquinas e oportunidades de negócios.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.