Um exemplo de Cascavel, a homenagem aos pioneiros

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-IRIS COM POTES DE OURO

Uma bela tradiçáo é a que oferece Cascavel: há 26 anos realiza, durante as comemorações de aniversário da cidade, o Almoço dos Pioneiros. Sempre no mês de Novembro. Agora, em 2020, se o covid-19 permitir, durante os festejos dos 69 anos de emancipação política e administrativa do município, está programada a 27ª. edição.

Muitos dos pioneiros faleceram nos últimos anos, alguns neste ano e a maioria deles está confinada, sob proteção de familiares, nesta quarentena.

Mas sempre é bom relembrar do período em que Cascavel engatinhava como cidade, após ter passado pelas fases da erva-mate, tropeirismo e madeira. Foi muito trabalho, foram muitos sacrifícios, atos de heroísmo, a maioria das famílias chegando do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Pois, por certo, muito trabalho vai ser preciso para que a Economia local e regional consiga reagir rapidamente e siga avante, a cidade que é considerada, com orgulho, “Capital da Produção”. Em menos de 7 décadas Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de migrantes para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores pólos econômicos brasileiros, com uma produção agropecuária das mais expressivas, sediando (com a região) algumas das maiores cooperativas brasileiras e importantes indústrias.

A realização, em Novembro, do 27º Almoço dos Pioneiros, é uma tradição que não pode ser interrompida (a não ser que o coronavírus continue fazendo das suas), pois relembrar as histórias de pioneirismo – com muitas fotos expostas – será um lenitivo e um incentivo para os dias futuros.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.