Umuarama no auge dos 68 anos 

Umuarama no auge dos 68 anos 
Um polo regional dos mais importantes

(da Redação)

Considerada a “Capital da Amizade” do Paraná, Umuarama comemora 68 anos no dia 26 de junho. As comemorações vão se concentrar na Praça Santos Dumont entre os dias 22 e 26, mas estão se realizando também nos distritos desde o dia 16 com brinquedos para as crianças, Bondinho da Alegria, pipoca, algodão doce, apresentações musicais.

Os umuaramenses gostam de dizer que “Somos feitos de sonhos, de trabalho, de esperança e de coragem”.

O prefeito Hermes Pimentel afirma que “Umuarama é uma cidade jovem, mas também madura o suficiente para se consolidar como polo regional e se destacar no cenário do Paraná”.

O município surgiu com a emancipação de Cruzeiro do Oeste. Tem uma das maiores áreas territoriais do Estado, 1.234 km2 e está a 427 metros de altitude. Possui 5 distritos administrativos, que são Umuarama, Lovat, Roberto Silveira, Santa Eliza e Serra dos Dourados.

Conforme dados do Ipardes, a maior produção é de cana-de-açúcar, para a qual são destinados 12.680 hectares, seguindo-se mandioca (5.600) e soja (3.500), além de muitas outras culturas como milho, batata doce, café, melancia, laranja, banana, manga. É notável a produção leiteira e muito importantes as de ovos de galinha e casulos do bicho da seda.

Pesca no Lago Aratimbó

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura umuaramense informa que a pesca amadora no Lago Aratimbó será novamente proibida a partir do dia 27 de junho, um dia após a festa de encerramento das comemorações do naiversário de 68 anos.

De acordo com a Secretaria, a proibição é necessária para a realização do repovoamento com a soltura de novos peixes na quarta-feira (28), a partir das 8h – serão 8 mil piaus, 8 mil curimbas e 10 mil lambaris.

Os visitantes estavam liberados para pescar tanto espécies exóticas, como as tilápias, quanto as nativas, como curimbas, piaus e lambaris, sempre aos sábados e domingos, das 8h às 18h, desde o dia 4 de fevereiro. “A atividade ficou aberta por quase quatro meses para fins de recreação, com o objetivo de proporcionar momentos de descontração para as famílias que vivem em Umuarama e na região”, observa a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.