Unespar tem projeto sobre os moluscos bivalves do Paraná

A partir do segundo semestre de 2021 vão ser produzidas duas cartilhas sobre as espécies de moluscos comercialmente exploráveis, na tentativa de popularizar um conhecimento de biologia básica junto às comunidades do litoral paranaense. É o projeto “Biologia e Etnociências: o que sabemos sobre os moluscos bivalves explorados no litoral do Paraná?” – coordenado pela bióloga e docente Yara Aparecida Garcia Tavares, da Unespar – Universidade Estadual do Paraná -, campus de Paranaguá. No final do projeto, que tem duração prevista de 3 anos, serão organizadas duas exposições, uma itinerante, destinada às escolas e comunidades e outra sobre a arte da pescaria desses recursos, que será realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Um dos objetivos do projeto é traçar um panorama da pesca para que possa servir como instrumento-base para futuros planos de uso, manejo e gestão da exploração dos moluscos bivalves (ostra, mexilhão, sururu, berbigão e almeja). O projeto foi desenhado principalmente pela preocupação sobre a inexistência, até então, de dados oficiais sobre a extração desses animais e suas consequências sobre os ecossistemas estuarinos.

A proposta do projeto, que tem o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, é fomentar o conhecimento acadêmico e difundi-lo para a sociedade, como forma de sensibilização para a exploração sustentável dos recursos renováveis. As ações da iniciativa pretendem atingir atores variados, como corpo técnico de instituições governamentais, acadêmicos e pós-graduandos das áreas das Ciências da Natureza, profissionais de áreas afins, associação de pescadores e maricultores e comunidades em geral.

Bivalves

Bivalves são animais com o corpo protegido por uma concha que tem duas valvas. Em sua maioria são animais marinhos, mas também existem em ambientes de água doce. É dos bivalves que vem as pérolas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.