Verê, das águas termais, comemora 56 anos

Verê é uma das mais bonitas cidades do sudoeste paranaense e uma das que mais atrai turistas, por causa de suas famosas águas termais que formam o Águas de Verê Termas. Ali tem piscinas térmicas, lago, toboáguas, quiosques, pontes sobre o lago, recreacionistas, restaurante, hidromassagem, locais para pescaria. Em 2020 deverão ser inauguradas mais piscinas.

Pois Verê está comemorando 56 anos de emancipação no dia 26 de outubro, município Instalado em 26 de outubro de 1963, desmembrado de Dois Vizinhos. Fica a cerca de 4 quilômetros do rio Chopin.  Para comemorar, será realizado na cidade o XVII Festival Índio Viry da Canção, para adultos e crianças. Será no ginásio de esportes, sendo no dia 24 as eliminatórias e dia 25 a final com Baile de Chopp Brahma, animação da banda San Marino.

O prefeito atual é Ademilso Rosin. A história de Verê começa com o início do desbravamento do território em 1934. Os pioneiros, a maioria de Santa Catarina, vinham nas matas virgens através de picadas e em lombo de burros. Começavam a se sustentar com a derrubada das matas, implantação de roças de milho e feijão, criação de porcos.

Verê vem do indígena Viry, que foi um cacique dos índios de Guarapuava, amigo dos povoadores. O nome significa “Sempre, eternamente”. Esse nome, Viry, em sua homenagem, denomina o festival de música que se realiza anualmente na cidade.

Produção

O Ipardes informa que Verê é um dos maiores criadores de frangos da região, com 1.187.956 unidades. O município planta soja em 12.600 hectares, milho em 4.500, feijão em 6.500, trigo em 4.500, produzindo ainda uva, laranja e erva-mate.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.