Wenceslau Braz: 83 anos e uma produção variada

Wenceslau Braz já foi importante entroncamento ferroviário no tempo em que os trens tinham grande importância logística. Hoje, é importante centro cerealista e produtor de soja, trigo e milho, criador de aves, bovinos e suínos, grande produtor de casulos do bicho da seda, leite e mel de abelha. Conforme o Ipardes, na área territorial de 396,142 km2 o município planta soja em 16.500 hectares, milho em 5.800, trigo em 10.000, feijão em 1.140, além de aveia, alho, cebola, tomate, banana, maracujá, tangerina, etc.

O parque industrial é versátil, produz de quase tudo: alimentos, madeira, metalurgia, sistemas de iluminação elétrica, produtos de bambu (colheres, canecos, copos, estacas). Está ali uma importante unidade da Capal Cooperativa Agroindustrial.

Município instalado em 1936, desmembrado de Tomazina, Wenceslau Braz está comemorando, portanto, 83 anos de emancipação política e administrativa. O prefeito Paulo Leonar, o vice Carlos Alberto Simão e a Câmara de vereadores convidam para os festejos que, na verdade, começaram no dia 22 e prosseguem até o dia 26. No dia 22, teve a final da Copa Comercial 2019 no Ginásio de Esportes e palestra com Marcelo Beltrão Almeida na Igreja Presbiteriana. No dia 24, festival de bandas e fanfarras no Espaço Chico, além de shows com W.B. Banda e banda Europa. À noite, jantar do Sucatas Moto Club.

 Teremos ainda:

* Dia 25 – Missa na igreja matriz em comemoração ao aniversário da cidade às 10h. Show com Jeann e Julio no Espaço Chico

* Dia 26 – Ato público de comemoração do 83º aniversário de Wenceslau Braz em frente ao Colégio Estadual Dr. Sebastião Paraná às 9h;

– Cerimônia de promessa dos escoteiros às 9h40;

– Apresentação do projeto de circo às 10h;

– Apresentação do projeto capoeira às 10h20;

– Apresentação da fanfarra às 10h50;

– Corte do bolo do aniversário na Praça dos Festejos às 11h30.

História

A ocupação de suas terras teve início quando em 1915 foi noticiada a construção de um ramal ferroviário nas proximidades do povoado de São José da Boa Vista. A propriedade, que recebeu o nome de Ramal do Paranapanema, atraiu os moradores das proximidades, que se instalaram no local estabelecendo casas de comércio para atender os operários da construção. Em 1917 o povoado, que se fazia identificar pelo mesmo nome do ramal ferroviário, passou a ser chamado de Novo Horizonte. Em 1918 teve mais uma vez o nome modificado, sendo denominado Brazópolis, o qual foi alterado para Wenceslau Braz, como forma de homenagem ao Presidente da República em exercício na época da chegada da estrada de ferro à região.

Atrações

Wenceslau Braz tem bonitas paisagens em sua zona rural, que conta com diversas plantações e criações. Na cidade, tem a Igreja de São José, padroeiro da cidade (a paróquia integra a Diocese de Jacarezinho). A 15 km está o Salto Silvério, com sua bela cachoeira.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.