Abatiá chega aos 72 anos, mas a grande festa é a Festa do Peão
Houve um período em que o nome Abatiá ficou muito conhecido no Paraná e em todo o Brasil. Por causa do atleta Tião Abatiá, que jogou no Coritiba F.C. e fazia uma eficiente dupla com Paquito.
Pois Abatiá, que na linguagem tupi significa “grão de milho”, estará comemorando 72 anos de emancipação no dia 17 de Outubro.
A grande festa popular, porém, de tradição regional, foi realizada em Julho e foi a Festa do Peão de Abatiá, o Abatiazão. A cidade se transfigura com o desfile pelas suas ruas, os rodeios, a Rainha e Princesas. A ordem regressiva para a próxima continua: será de 16 a 19 de julho de 2020. Desde já trabalham Prefeitura, Câmara de vereadores e, especialmente, a Comissão Organizadora. “Aqui o rodeio é show”, gostam de exclamar os abatienses.
Produção, atrações
Apesar de sua reduzida área territorial, Abatiá produz muita soja em 10.220 hectares, cana-de-açúcar em 520 hectares, café em 460. A criação de aves é importante, gerando frangos e ovos.
A cidade oferece muitas atrações, como a singeleza rural, a beleza das paisagens, a Igreja Matriz N. S. Aparecida – além de, anualmente, a Festa do Peão.