Itaipulândia chega aos 27 anos e progride com os royalties

Itaipulândia é um dos 15 municípios lindeiros do Paraná, isto é, que recebeu royalties da Itaipu Binacional pela utilização do potencial hidráulico do rio Paraná para a produção de energia elétrica na Usina Itaipu. Por isso, tem uma das maiores rendas per capita da região.

No dia 10 de novembro, comemora 27 anos de emancipação, o que aconteceu através de plebiscito pela Lei Estadual 9 908, de 19 de março de 1992, desmembrado de São Miguel do Iguaçu. A instalação ocorreu em 1 de janeiro de 1993.

Atrações

Itaipulândia , às margens do grande lago de Itaipu, faz divisa com o Paraguai e se destaca pelos investimentos em educação, saneamento básico e meio ambiente.

Apesar da pouca idade, a história de Itaipulândia começou nos anos de 1960, quando chegaram à região migrantes de origem europeia vindos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Naquele tempo, a futura cidade organizou-se em torno de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pelo fundador do povoado. Por isso, o lugar foi batizado de Aparecidinha do Oeste. O nome oficial só começou a ser forjado na década seguinte, época em que a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu fez inundar metade das terras cultiváveis da localidade.

Uma grande atração da cidade é a Praia de Jacutinga, terminal com píer e atracadouro de barcos, quiosques com churrasqueiras, área de camping. Outra é o monumento a N. S. Aparecida, considerada a maior estátua em concreto da América Latina (só perde em 12 metros para o Corcovado, no Rio). Mais uma é o parque aquático e resort Complexo Itaipulând, com toboáguas gigantes.

Produção

Conforme o Ipardes, Itaipulândia tem 9.950 hectares plantados com soja, 9.650 com milho, 400 com trigo e tem importantes criações de aves, suínos e ovinos. A produção de leite é importante.

A indústria, comércio e serviços têm importante contribuição para o produto interno bruto.

Rota da fé

Desde o ano passado foi lançada pela Adetur Cataratas e Caminhos a rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé.

O projeto de estruturação das rotas turísticas é resultado de um convênio entre Adetur e Itaipu Binacional em parceria com os municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, que visa promover e estruturar roteiros turísticos da região, potencializando atividades como caminhada, cavalgada, cicloturismo e passeios.

O roteiro tem início no monumento do Cristo Esplendor em Santa Helena, passa pelo monumento de São Pedro em Missal e finaliza no monumento de Nossa Senhora Aparecida  em Itaipulândia.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.