Ariranha do Ivaí: não tem mais ariranha, mas uma bela cachoeira

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Ariranha do Ivaí é um dos municípios menos populosos do Paraná. Na área territorial de 239 km2 vivem menos de 3.000 pessoas. A quase totalidade delas trabalha na agricultura e é associada da cooperastiva Coamo. Planta-se ali soja (12.000 hectares), milho (1.500), feijão (1.160), café e criam-se bovinos, galináceos e suínos. São importantes as produções de leite e casulos do bicho da seda.

O nome Ariranha, atribuído ao municipio, prende-se ao fato da existência de um córrego nas imediações ao povoado, onde os fundadores diziam haver muitos animais denominados Ariranha, designação indígena de um bicho semelhante à lontra. Por ser no vale do Ivaí, deu se o nome de Ariranha do Ivaí.

No dia 21 de dezembro deste ano vai comemorar 25 anos de emancipação, desmembrado de Ivaiporã.

Uma bela atração está a 6 quilômetros do centro urbano. É a Cachoeira do Salto Ariranha, com 34 metros de altura. Tem passarelas que permitem ao visitante chegar bem perto da queda.

A padroeira do município é Nossa Senhora do Rosário. A igreja matriz, no centro da cidade, está jurisdicionada a Diocese de Apucarana.   

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.