Belezas naturais, indústrias, história? Tudo isso se encontra em Quatro Barras

Há alguns anos, Quatro Barras era conhecida pela produção de pedras no distrito de Borda do Campo. Grandes e importantes obras no Paraná e outros Estados tiveram esse produto. A atividade continua, mas atualmente com restrições ambientais, visto que o município é área de preservação e muita atividade turística. As extrações, hoje, seguem rígidos controles e muita tecnologia.

Quatro Barras está comemorando no dia 9 de outubro 58 anos de emancipação. A Prefeitura elaborou extensa programação para os dias 7 a 10 de outubro. No dia 7, das 14 às 17 hs teremos Baile da Terceira Idade no Ginásio de Esportes do Jardim Menino Deus. No dia 8, das 9 às 17 hs emissão de RG na Escola João Curupana, no Jardim Menino Deus, às 18 hs casamento comunitário no salão paroquial da Igreja Matriz São Sebastião, às 19 hs sessão solene na Câmara. No dia 9, às 9 hs, desfile cívico na Av. D. Pedro II, das 9 às 17 hs Justiça no Bairro na escola João Curupana, às 20 hs corrida do aniversário, em frente ao estádio do Jardim Menino Deus (categorias 3 e 6 km). No dia 10 às 10 hs, Fest Movie na Praça Ceu do Jardim Menino deus, às 13 hs concurso Cante 4 Barras no estádio Flavison Azevedo, Jardim Menino Deus e às 16 hs festa das cores no estádio Vlavison.

O prefeito atual de 4 Barras é Angelo Andreatta.

Produção

A produção agrícola de Quatro Barras não é expressiva, muito por causa das limitações impostas pelo Meio Ambiente. São 400 hectares de milho, 100 de feijão, 15 de caqui, além de criações de aves, bovinos e ovinos.

Mas se a agricultura não é o forte quatrobarrense, o destaque fica por conta das indústrias. Está ali a maior indústria de explosivos para mineração e obras, líder no mercado brasileiro, a Enaex Britanite. Em Borda do Campo, como se disse, tem as pedreiras. No parque industrial, ainda, muitas importantes empresas que produzem plásticos, madeiras, tintas, embalagens, bentonita, condutores elétricos, peças automotivas, carenagens acústicas, embalagens e racks para indústrias, produtos alimentícios, tintas, metalurgia, etc.

Atrações

Além das belas paisagens, com vistas para a Serra do Mar, Quatro Barras tem muitas atrações turísticas importantes e prazerosas. Tem o Morro do Anhangava, a 9 km, com 1.400 metros de altura, local ideal para escalada, caminhada, rapel, vôo livre. Tem o Caminho do Itupava, que é um dos mais antigos do Paraná, com origem nas trilhas indígenas, via de comunicação que eles tinham entre o litoral e o planalto. Pela passagem de 22 km, muitas belezas, como vales, montanhas e rios, além de elementos históricos. E tem também a famosa e concorridíssima (especialmente nos finais de semana) Estrada da Graciosa, antiga ligação de Morretes e Antonina com Curitiba. O trecho inicial – ou final – passa por Quatro Barras. O caminho histórico foi usado pelos jesuítas, colonizadores e índios no século XVII. Foi o primeiro caminho no Paraná para o tráfego de carroças. Serpenteando a Estrada, paisagens da Serra do Mar, flores, muitos quiosques vendendo produtos orgânicos ou coloniais.

História

Texto da Prefeitura

A cidade de Quatro Barras surgiu devido aos primeiros caminhos traçados pelo Paraná. Em 1666, no planalto de Curitiba, foi criado o Arraial de Campina Grande, que fazia parte do Arraial Queimado.

O povoado da época era formado por bandeirantes procurando ouro. Antes da chegada dos primeiros colonizadores portugueses e espanhóis, o território era ocupado por tribos indígenas, das famílias linguísticas Tupi Guarani e Jê. A comunicação entre os povoados era feita por trilhas que originaram os caminhos da Graciosa e do Itupava.

O caminho do Itupava, do século XVI, foi o mais importante meio de ligação entre o litoral e Curitiba, durante dois séculos. Em 1873, se deu a abertura da Estrada da Graciosa, uma antiga trilha usada pelos índios. A estrada foi a primeira via que poderia ser usada por carroças na Província do Paraná.

Em novembro de 1883, a Lei Provincial 762 estabeleceu os povoados de Capivari Grande e Quatro Barras como integrantes do Termo da Freguesia de Colombo. Somente em 1961 foi criado o município de Quatro Barras, com lei sancionada pelo governador Moisés Lupion.

O território da cidade foi desmembrado dos municípios de Piraquara e Campina Grande do Sul.

Um fato notável da região foi a breve passagem do imperador Dom Pedro II em 1880. O imperador passou pela Estrada da Graciosa em direção a Curitiba. Durante o percurso, ele se acomodou debaixo de um pinheiro-do-paraná para descansar. Em homenagem ao acontecimento, uma tela foi pintada por José Demeterco, levando o nome de Pinheiro histórico de Dom Pedro II. Uma das principais avenidas de Quatro Barras tem o nome do imperador, como forma de homenagem.

O nome da cidade faz referência às barras dos rios Bracajuvava, Timbu, Canguiri e Capitanduva. Atualmente, Quatro Barras tem uma área aproximada de 169,47 km², composta por 37 bairros. A população é de 22 mil habitantes, incluindo descendentes de portugueses, alemães, poloneses e italianos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.