Jaguapitã, que tinha muitas onças, comemora 72 anos de emancipação

Jaguapitã, na linguagem indígena significa “onça vermelha”. Elas foram embora e o que mais sai hoje do município são frangos. A empresa Jaguafrangos distribui para todo o Brasil e até exporta frangos congelados, resfriados, pedaços de frango, tudo com a marca Jagua.

Pois essa cidade de terra avermelhada está comemorando 72 anos de emancipação política e administrativa. Desmembrou-se de Sertanópolis oficialmente no dia 7 de novembro de 1947.

O prefeito atual é Ciro Brasil Rodrigues de Oliveira e Silva.

O município, além de frangos, produz muita cana-de-açúcar em 9.044 hectares, soja em 12.326, milho em 6.830, laranja em 143. E além de aves, tem expressivas criações de bovinos, ovinos e suínos. Cerca de 1.200 vacas produzem muito leite. Tem também casulos de bicho de seda, além de frutas e legumes.

Além da Jaguafrangos, o parque industrial acolhe outras importantes empresas, como a Adeste (anticoagulantes e sulfato de condroitina) e a Megflex (poliuretano).

A cidade é muito conhecida, porém, pela industrialização de mesas de sinuca (bilhar). São mais de 20 empresas do setor, que vendem ou alugam seus produtos para todo o Brasil. Tem outra matéria neste site sobre o assunto.

História

Texto da Prefeitura

A  história de Jaguapitã está relacionada com a época histórica de colonização do norte do Paraná, realizada pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, acontecendo assim a afluência de pessoas de outros estados e imigrantes de outros países para a região. Com terras muito férteis, conhecida como “terra roxa”, propícias ao cultivo de toda espécie de cereais, onde se deu inicialmente o cultivo do café. A sede do município, se deu em meados de 1.937, ano em que chegou uma caravana composta de várias famílias, em que se destacavam a de Antônio Pinto e Izaltino Rodrigues, consideradas como as fundadoras da localidade. Inicialmente foi constituído o Patrimônio denominado São José dos Bandeirantes, e no mesmo ano, foi inaugurada a primeira casa comercial de propriedade de Izaltino Rodrigues, um empório comercial de nome Casa Branca.

No ano de 1.940, foi requerida pelos moradores ao Governo Estadual a medição das glebas do Patrimônio, tendo seu nome posteriormente substituído para Colônia de São José dos Bandeirantes. A cidade cresceu pelo Decreto-lei n°. 199, de 30 de Dezembro de 1.943, foi elevada à categoria de Vila, com a denominação de Jaguapitã, sendo a nova Vila instalada no dia 1°. de Janeiro do ano seguinte (pertencendo ainda ao município de Sertanópolis), juntamente com a Agência Arrecadadora de Impostos, sendo seu primeiro titular o Sr. Silvado de Melo.

Em 1.947, foi desmembrado de Sertanópolis para se constituir um Município, criado pela Lei Estadual n°. 2, de 10 de Outubro daquele ano, em que muito se nota o empenho do Coronel Sebastião Faustino (seu primeiro prefeito, nomeado) para que isto ocorresse. O primeiro Prefeito eleito por sufrágio popular foi o Alfredo Baticiato em 7 de Novembro de 1.947.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.