Bituruna, do bom vinho colonial e da pesca esportiva ao Dourado

Município, que tem a maior estátua do Paraná, chega aos 64 anos

Bituruna vem do tupi “bitur” (ybytur ou ybytyra), monte ou montanha + “una”: negro: monte negro.

Negro pode ser o monte, mas muito azul o seu desenvolvimento econômico e social. Sua área territorial, 1.231,883 km2, uma das maiores do Paraná, produz quase tudo. Conforme o Ipardes, são 2.700 hectares de soja, 2.000 de milho, 1.200 de feijão, 300 de fumo, 250 de arroz, 164 de cana-de-açúcar, 200 de trigo, 117 de uva, além de outras culturas. São ótimas as produções de origem animal de leite, mel e ovos de galinha. Já as maiores criações, pela ordem, são: galináceos, bovinos, suínos e ovinos.

A cidade orgulha-se de sua vitivinicultura e a cada dois anos realiza a Festa do Vinho,no Parque de Eventos, quando tem polenta gigante, shows, venda de vinhos, sucos de uva, espumantes, cachaças, conservas, geléias, compotas. A 11ª. edição aconteceu este ano, nos dias 12, 13 e 14 de julho. A polenta teve 64 metros e aconteceu uma novidade: a realização da feira da indústria e comércio, Expovinho.

Com relação às empresas que produzem vinho e espumantes, 3 se destacam: Di Sandi, Sanber e Dell  Mont.

Neste dia 14 de dezembro Bituruna comemora 64 anos de emancipação política e administrativa, graças à lei 253 de 26 de novembro de 1954, desmembrando-se de Palmas. A instalação foi no dia 14 de dezembro de 1955.

A padroeira é Santa Bárbara, que é homenageada com a maior estátua do Paraná, que tem 34 metros de altura e está localizada no ponto mais alto da cidade, no Jardim Andreia. A capela, lá em cima, fica aberta durante os dias.

O município tem outros atrativos, como as belas paisagens, as áreas de lazer na Linha Bet e em Volta Grande.

Um especial é a Pesca Esportiva ao Dourado, que se realiza anualmente, atraindo gente de toda a região e de outros estados. O local, nas águas do Alagado da Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, é outra grande atração biturunense, permitindo pescarias, esportes náuticos, lazer.  

História

Texto da Prefeitura

Segundo a obra “Dados históricos do município de Palmas”, no século XVII, o sargento-mor Farias, em expedição pela região centro-sul do Estado, notificou sua passagem pelo morro de “Bituruna”, próximo à região dos campos de Palmas. Depois das primeiras expedições a região ficou esquecida até o início do século XIX.

Por volta de 1814, uma expedição rumo ao Rio Grande do Sul, comandada por Atanagildo Pinto Martins e guiada pelo cacique Jon Jong, atravessou os campos dos “Ibiturunas”, referindo-se à região habitada por este grupo indígena e que corresponde à região dos Campos de Palmas. (Kruger, Nivaldo – Palmas, paisagem e memória).

Segundo Kruger, a travessia pela região expunha os expedicionários aos combates com os indígenas. Em 1816 a missão retornara, porém o cacique Jon Jong, e mais seis companheiros desapareciam para sempre, vítimas de emboscada dos temidos “Ibiturunas”.

Estavam oficialmente descobertos os campos dos “Ibiturunas”, que mais tarde foram denominados Campos de Palmas, em homenagem ao Conde de Palma, então governador de São Paulo. A fazenda Santa Bárbara que deu origem ao município de Bituruna, pertencia a esta região.

Compostas principalmente por imigrantes italianos e seus descendentes, conforme KHATIB (1969), a população começou a chegar em 1924, quando a Empresa Colonizadora Santa Bárbara Ltda, com sede em União da Vitória, adquiriu do Sr. Antônio Fernandes dos Santos, residente no Rio de Janeiro, por meio de seus procuradores Hauer, Beltrão & Cia, 40.000 alqueires da fazenda Santa Bárbara e 15.000 alqueires da Fazenda Santo Antônio do Iratim. A empresa dividiu estas terras em lotes de 10 alqueires que foram vendidos para imigrantes vindos principalmente do Rio Grande do Sul. Em 23 de dezembro de 1924, data considerada como da fundação do nosso município, foi vendido o primeiro lote de terra ao Sr. MIGUEL LEONARTOVICZ, sendo a primeira família a aqui se estabelecer, no ano de 1924.

Festa do vinho
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.