Brasilândia do Sul, porque nasceu na época de Brasília

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Estamos chegando em Junho, o coronavírus não nos abandona e, assim, vai ficar difícil Brasilândia do Sul realizar nesse mês a festa dos 27 anos de emancipação política e administrativa, desmembrado que foi de Alto Piquiri em 1993. Em 2019 as comemorações tiveram intensa  participação popular. O município orgulha-se de realizar, nessa ocasião, o melhor rodeio da região.

Talvez o que dê para ser realizada é mais uma edição da Expo Brasilândia, em Novembro.

Até o trecho do rio Piquiri, que passa pelo município, está a espera dos pescadores…

Rio Piquiri que nasce a 1.040 metros de altitude entre Guarapuava e Turvo e percorre quase 700 quilômetros até desaguar no rio Paraná entre Terra Roxa e Altônia.  Além de Brasilândia, banha mais 31 municípios paranaenses.

Com área territorial de 291 kim2, Brasilândia do Sul tem os cultivos de soja e milho dominando quase totalmente em suas terras, com 20.000 hectares de soja e 19.524 de milho (dados do Ipardes). Sobra pouco para outras culturas, como mandioca e trigo. As maiores criações são de bovinos e galináceos e a produção leiteira é excepcional.

Três cooperativas mantem entrepostos ali: a C-Vale Cooperativa Agroindustrial, a Coamo Agroindustrial Cooperativa e a Agropar Cooperativa Agropecuária do Médio Oeste do Paraná.

A história moderna de Brasilândia do Sul começa com o loteamento iniciado em 1960. Como era a época do nascimento de Brasília, em sua homenagem foi lhe dado o nome de Brasilândia.  Acrescido do do Sul.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.