Catanduvas fez parte do fim da Revolução de 1924

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Tem uma cidade chamada Catanduva (no singular) em São Paulo. Tem uma outra Catanduvas, igual à cidade paranaense, em Santa Catarina.

Mas vamos falar da Catanduvas do Paraná, que muita gente conhece de nome por sediar uma Penitenciária Federal de segurança máxima desde 2006. De vez em quando o noticiário policial anuncia alguém sendo escoltado para o local, que só recebe presos de alta periculosidade, como líderes de organizações criminosas.

A Penitenciária tem 208 celas individuais e 12 de isolamento e um total de 12.700 m2 de área construída.

A Catanduvas paranaense foi cenário também da Revolução de 1924, movimento tenentista que tentou derrubar o Presidente Arthur Bernardes e exigia, além disso, o voto secreto (que a gente não quer mais), o fim da corrupção (que a gente continua querendo), o poder político ao Exército e reformas no ensino público. Expulsos de São Paulo, após duros combates e muito bombardeio, muitos dos revoltosos se espalharam por cidades do Paraná e de Santa Catarina, onde conquistaram algumas cidades, mas sem maiores êxitos. Catanduvas era um dos poucos municípios brasileiros a ter telégrafo naquela época e, por isso, serviu de espécie de quartel-general para cerca de 400 revoltosos.

Houve combates, que duraram cerca de 6 meses, até que os revoltosos fossem expulsos, tomando o rumo do Paraguai.

A cidade, porém, mantem o Memorial da Revolução de 1924, que é atração turística.

Emancipado de Guaraniaçu em 8 de dezembro de 1961, o município está comemorando (os festejos sempre são em julho) em 2020 os 59 de liberdade política e administrativa.  Festejos neste ano, com o coronavírus?

Na linguagem tupi, o nome significa “ajuntamento de mata dura”.

A extensão territorial é de 587 km2. Os agricultores plantam 25.000 hectares com soja, 7.420 com trigo, 5.200 com milho, 1.430 com feijão,além de outras culturas como cana-de-açúcar, mandioca, laranja, uva, tangerina. As criações são de galináceos e bovinos. A produção leiteira é das maiores do Estado.  Está no município uma unidade da cooperativa Coopavel.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.