Cândido de Abreu, gigante territorial, comemora 65 anos de emancipação

Cândido de Abreu, um dos municípios com maior área territorial do Paraná (1.517,580 km2,), está comemorando 65 anos de emancipação política e administrativa, fato ocorrido graças à lei estadual 253 de 26 de novembro de 1954, com o desmembramento de Reserva. 

O prefeito José Maria Reis Junior, o vice Rene Américo Romanichen e a Câmara de vereadores elaboraram extensa programação. Ela começou com a realização, no dia 20 de novembro, da VII Noite Cultural, com apresentação artísticas , homenagens, músicas da Banda Municipal (campeã sul brasileira). As homenagens foram para a escritora, poetisa, pintora e compositora Leocádia Sawczuk Furmann e para a escritora e poetisa  Sofia Sawczuck Walecki.

E nos  dias 22, 23 e 24 haverá apresentações artísticas, parque de diversões, praça de alimentação e competições esportivas, tendo como base a praça José Malucelli França. As apresentações serão da banda Doutores, da banda Cowboy e Cuiabá, da dupla Henrique e Diego, de Ataíde e Alexandre e de Diego e Arnaldo.

Produção

Conforme o Ipardes, Candido de Abreu planta soja em 20.500 hectares, trigo em 6.000, feijão em 4.095, milho em 6.600, além de maracujá (30), limão (13), arroz (17), erva-mate (9). As criações mais importantes são de aves, bovinos e suínos. As produções de casulos do bicho da seda, leite e ovos de galinha são expressivas.

Atrações

Por seu vasto território cheio de morros e rios, Candido de Abreu tem muitas atrações para que o turismo seja fomentado. Historicamente, há o distrito de Tereza Cristina, que foi o berço do cooperativismo no Brasil  (tem outra reportagem sobre o assunto em outro local deste site). Para a prática de esportes radicais, tem os rios de águas transparentes, cachoeiras para rapel, trilhas às margens do rio Ivaí. No Morro do Paraíso, a rampa para vôos livres é muito procurada.

A Prefeitura realiza as obras de construção do Mirante do Morro do Cristo, que será cartão-postal do município. Além de uma bela estrutura arquitetônica, o local terá espaços para área de lazer e lanchonetes, com uma área de apoio. De lá vai se descortinar uma das mais amplas vistas de Candido de Abreu.

História

Texto da Câmara Municipal

A região onde se localiza o Município de Cândido de Abreu recebeu seus primeiros povoadores, poloneses, alemães, franceses e ucranianos, na metade do século XIX.O município possui duas reservas indígenas: a Reserva Faxinal e a Reserva Lote do Vitorino dos Caigangues, ambas demarcadas.Cândido de Abreu é um município de economia baseada na agropecuária com significativa participação na produção de bovínos e suínos.Criado através da Lei Estadual nº 253 de 26 de novembro de 1954 e instalado oficialmente em 22 de dezembro de 1955, foi desmembrado do Município de Reserva.

O nome é uma homenagem ao Engenheiro Civil Dr. Cândido de Abreu, o qual serviu como Secretário de Obras Públicas e Colonização do Estado. Dedicou especial atenção aos problemas dos colonizadores da região. Seu nome encontra-se ligado à formação dos núcleos e colônias que deram origem às cidade de Reserva, Cândido de Abreu, Prutentópolis e outras. Prestou grandes serviços à cidade de Curitiba, na qual também foi prefeito.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.