“Cidade Jóia do Paraná” comemora 51 anos

Pérola, a “Cidade Jóia do Paraná”, comemora 51 anos de emancipação no dia 14 de setembro. A Prefeitura, mais a Sociedade Rural e a A. Zanon Transportes, elaboraram extensa programação, destacando-se a realização da 16ª. Expopérola e a 27ª. Festa do Peão, entre os dias 10 e 14 de setembro. As atrações musicais são Di Paulo e Paulino no dia 12 (ingresso 1 quilo de alimentos), Bruno e Barreto no dia 13 e Chrystian & Ralf no dia 14.  

Nos idos de 1950 a região que agora compeende o município de Pérola fazia parte do então município de Peabirú. Sua colonização e loteamento rural e urbano foi efetuado pela companhia colonizadora Byington, empresa com sede em São Paulo que prestara vários serviços ao governo do estado do Paraná, inclusive a execução de vários trechos do leito da via férrea central do Paraná.

Como pagamento deste serviços a empresa recebeu as terras que hoje cobrem os municípios de Pérola, Altônio, e Xambre. Nos idos de 1952, a empresa tendo em vista a grande influência e demanda de terras para cultivo de café, procedeu a estudos de projetos e planos de colonização, que viabilisassem o desenvolvimento e desbravamento desta região recoberta de matas, com suas terras transbordantes de humus.

A localidade foi elevada à categoria de município com a denominação de Pérola, pela lei estadual nº 5395, de 14-09-1966, desmembrado do município Xambrê. A instalação ocorreu em 1968.

Novo cartão postal

A Avenida Rio Branco, via de acesso à PR-485, ligando Pérola a Cafezal do Sul, está se transformando no novo cartão postal. A Prefeitura, na atual gestão de Darlan Scalco, segue realizando ali a instalação de postes, luminárias e lâmpadas de LED que, além de garantir uma iluminação mais possante, são mais econômicas e eficazes. A Avenida teve recentemente suas pistas duplicadas.

A modernização da iluminação pública vem sendo realizada em pontos estratégicos que recebem grande fluxo de veículos e pessoas, necessitando de boa visibilidade e segurança. A primeira a receber esse tipo de iluminação foi a Avenida Dona Pérola Byington. A Avenida Costa e Silva e as Ruas Olavo Bilac, Presidente Castelo Branco, Prefeito José Joaquim de Souza, Felinto Muller, Gastão Vidigal, Gonçalves Dias e Cristóvão Colombo também receberam a iluminação em toda a sua extensão. Além dessas vias, as Praças Zequinha de Abreu, Nello Mazini e Omeri Borges e alguns trechos de outras vias da cidade já garantiram esta melhoria na qualidade da iluminação e na redução dos custos de consumo e manutenção.

O Prefeito garantiu que continuará investindo na instalação e na substituição das lâmpadas convencionais pelo LED em novos pontos da cidade em razão dos fatores favoráveis da nova iluminação. “Os efeitos são imediatos: mais sensação de segurança, ruas mais claras e, consequentemente, mais tranquilidade para os moradores. Esse tipo de iluminação também tem impacto na imagem do município, já que a cidade fica mais bonita e as ruas, praças e avenidas, mais claras” finalizou.

Hospital

As obras de modernização e ampliação do Hospital Municipal Dr. Raul Sergio Bittencourt avançam para sua conclusão. O Governo Municipal espera inaugurar a nova ala do Hospital já no início de 2020. As novas instalações abrigarão no piso inferior o Pronto Socorro e no piso superior a Administração do Hospital.

A ampliação do Hospital Municipal possibilitará a criação de uma área exclusiva e totalmente equipada para o atendimento do Pronto Socorro e a abertura de novos leitos nas dependências do HM no local que hoje são atendidas as urgências e emergências.

Uma notícia muito boa é que já existem estudos para que esta nova ala do Hospital, possa acomodar uma base do SAMU na cidade. A localização geográfica do Município na região é um dos fatores que mais favorecem a vinda do SAMU para Pérola.

O investimento total na obra de ampliação do Hospital é de mais de R$1.2 milhões entre recursos federais vindos do Ministério da Saúde e de contrapartida do Município.

Produção

Conforme dados atuais do Ipardes, Pérola é grande produtor de mandioca, ocupando 2.080 hectares do município. É importante também a cultura da melancia, bem como as criações de aves e abelhas, com as produções de leite e mel.

Destaque-se que Pérola abriga uma das mais importantes indústrias de confecções do país, a Oppnus.  

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.