Conheça Tomazina, com muitas atrações e história

Conheça Tomazina, com muitas atrações e história

Prestes a comemorar 152 anos, Tomazina é uma pequena cidade do Norte Pioneiro, que vale a pena conhecer pelo seu bucolismo, belas paisagens, história. O nome deriva de Thomaz Pereira da Silva, seu grande benemérito que, em 1865, adquiriu uma gleba de terras que abrangia as margens direita e esquerda do rio das Cinzas e, em novembro de 1867, veio em comitiva de Itajubá (MG) para o sertão, junto com parentes, amigos, escravos e agregados. Levaram um mês para chegar. Tomazina foi o berço, também, do antigo Bamerindus, cujo fundador, Avelino Vieira, era dali. Até a venda para o HSBC funcionava na cidade a agência 001.

Os visitantes poderão desfrutar do sossego da cidade, de sua gente simples e trabalhadora, de locais como o Salto Cavalcanti, o Hotel Fazenda Carro de Boi, a Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o rio das Cinzas, o Parque das Corredeiras.

Com relação ao Salto Cavalcanti, a área, com 31.074,72 metros quadrados, pertencente à empresa Arauco Florestal Arapoti S.A., está sendo desapropriada. O prefeito Flavio Zanrosso quer transformar o local no Parque Salto Cavalcanti Prefeito Juvenal Batista, com estrutura para o turismo e esportes.

A Igreja N.S. da Conceição Aparecida mostra, no teto e paredes, pinturas de muita beleza feitas em 1940 pelo artista alemão Paulo Horh. Estão ali também os restos mortais de Santo Inocêncio.

Sede de Comarca, o município é importante produtor de soja, milho, aveia, café (com as Mulheres do Café (matéria em outra parte deste site), feijão, banana, sendo forte também em produção leiteira e na avicultura.

Quem for a Tomazina, poderá saborear (e levar para casa) algumas delícias de cidade interiorana: pamonha, biscoitos, geléias, queijos, sequilhos, doces.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.