Contenda já foi o maior produtor de batata. Hoje colhe de tudo

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Contenda já foi o maior produtor e comercializador de batata inglesa do Paraná. Era mesmo considerada a “Capital da Batata”, tão grande era a produção e tantas eram as empresas comercializadoras, com suas máquinas lavadoras do tubérculo.

Tubérculo rico em carboidratos (com duas vezes mais proteínas que a mandioca) que já era consumida nos Andes há cerca de 8.000 anos.

Hoje o Paraná tem suas maiores produções em São José dos Pinhais, Guarapuava, Marilândia do Sul, Castro. São cerca de 2.000 produtores no Estado, a quarta parte de grandes propriedades, colhendo-se duas safras, a das águas, no Verão e das secas no Inverno.

Contenda, em compensação, diversificou bastante sua produção agropecuária. Atualmente, conforme dados do Ipardes, na área territorial de 296 km2, são plantados soja em 14.000 hectares, milho em 4.000, trigo em 3.000. A batata vem em 4º lugar, em área com 2.200 hectares, seguindo-se ainda o feijão, com 1.800 e a cebola com 1.000, além de outras culturas como cevada, tomate, batata doce, uva. São importantes as criações de suínos, galináceos, bovinos e ovinos, com muito expressivas produções de leite e ovos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.