Contra a obesidade, há muitos parques no Paraná

11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

Combater e preveni-la  são ações urgentes diante de um fato que vem adquirindo proporções epidêmicas em todo o mundo. É na verdade um problema de saúde pública, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado, infarto.

A prevenção passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias.

Daí a importância dos parques, pistas para caminhadas, aparelhos de ginástica.

O Paraná oferece aos seus habitantes, em todos os lugares, ótimos locais públicos para se exercitar. Não é preciso lembrar dos muitos parques de Curitiba, de Londrina, de Maringá, de Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu – das grandes cidades, enfim.

Mas em todas elas, sejam grandes, médias ou pequenas, existem lugares maravilhosos para caminhar, praticar esportes, contemplar belas paisagens.

Só para lembrar de alguns: Parque Ecológico Armando Alves de Souza em Mamborê, Parque Lago das Torres em Francisco Beltrão, Parque da Pedreira em Mandaguari, Lago Jaboti em Apucarana, Parque Municipal dos Pássaros em Arapongas, Parque da Lagoa em Campo Largo, Parque Linear em Tibagi, Parque Lacustre em Castro, Parque Linear Caminhos do Iguaçu em União da Vitória.

Obesidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada oito adultos em todo o mundo, são obesos. Os dados são alarmantes, já que segundo a pesquisa, em 2025 aproximadamente, 2,3 milhões de pessoas estejam com sobrepeso. 

Na opinião da nutricionista da Clínica-Escola da Universidade UNG, Flavia Terciano, a obesidade é um problema de saúde pública. “Em todos os casos, o ideal é procurar um nutricionista. Dá para emagrecer sem recorrer a extremismos nutricionais”, aponta.

Confira as orientações da nutricionista para quem deseja perder peso

Aumente o consumo de alimentos in natura: frutas, legumes, verduras. Além de darem saciedade, você terá uma alimentação muito mais rica em nutrientes;

Reduza o consumo de frituras e alimentos gordurosos. O excesso pode contribuir para o ganho de peso, além de ser prejudicial para o sistema cardiovascular;

Respeite seus sinais de fome e saciedade.  Nosso organismo emite sinais quando estamos com fome. Assim como devemos respeitar nosso sinal de saciedade e não consumir mais do que o necessário. Para isso podemos nos alimentar devagar, mastigando bem os alimentos e saboreando nossa refeição;

Evite o consumo exagerado de doces. O açúcar em excesso pode contribuir para o aumento de peso e elevação da glicemia. Consuma esporadicamente e somente quantidade pequena;

Evite líquidos durante as refeições, podem atrapalhar a digestão;

Realize atividades físicas. Mas lembre-se, somente com acompanhamento de um profissional habilitado em Educação Física;

Opte por alimentos diversificados ao montar seu prato, quanto mais colorido melhor;

Hidrate-se, você deve ingerir líquidos ao longo do seu dia. De preferência água; que pode ser saborizada, incluindo rodelas de frutas;

Crie o hábito de realizar as refeições em casa, elabore pratos novos. E quando se alimentar na rua, opte por locais onde há comida caseira e self-service.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.