Dia das Crianças no Paraná: uma boa notícia e uma boa ação

12 de Outubro é o Dia das Crianças. No mundo, a data é 20 de novembro, convencionado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.

O Paraná tem uma boa notícia relacionada às crianças. É que a Polícia Civil do Estado solucionou, até Julho, 100% dos casos de desaparecimento de crianças ocorridos entre 2018 e 2019. Em 2018, foram registrados 237 casos – 24 em Curitiba, 44 na RMC e 169 em outros municípios paranaenses. Em 2019, foram comunicados 224. Houve 34 em Curitiba, 40 na RMC e 150 casos no Interior.

A PCPR é pioneira no Brasil a implementar uma unidade especializada com este fim: o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).

Leite das crianças

O Governo do Estado prossegue com o programa “Leite das Crianças”, que distribui um litro de leite pasteurizado integral por dia, enriquecido com vitaminas “A”, “D”, ferro e zinco quelato, para famílias de baixa renda.

Além de auxiliar na redução de deficiência nutricional infantil, objetiva consolidar as bacias leiteiras, ao apoiar aos pequenos produtores rurais, para gerar renda e melhorar a qualidade da matéria-prima fornecida às usinas beneficiadoras do leite pasteurizado integral.

Podem se cadastrar, nos órgãos de assistência social dos municípios, famílias com renda per capita de até meio salário mínimo regional, com filhos na faixa etária entre 6 (seis) e 36 (trinta e seis) meses.

O Programa foi instituído pela lei estadual nº 16.385, de 25 de janeiro de 2010, regulamentada pelo decreto estadual nº 3.000, de 7 de dezembro de 2015.

Vacinas  (Agência Brasil)

Teve início  a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de Covid-19, pois trata-se de uma vacina de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. Na mesma data começa a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O encerramento será no dia 30 deste mês.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Todas as crianças menores de 5 anos deverão comparecer às salas de vacinas para receber uma dose da vacina contra poliomielite. Diferente de outras vacinas, a da poliomielite é administrada uma gota do medicamento ao invés da aplicação por injeção.

A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. Estima-se que no DF haja cerca de 160 mil crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O objetivo é analisar se o esquema de vacinação desse grupo está completo e, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, serão aplicadas as doses necessárias. No período de janeiro a abril de 2020, nenhuma das vacinas do calendário infantil atingiu as metas preconizadas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.