Curiúva chega aos 72 anos, mas sem festa neste ano

Curiúva chega aos 72 anos, mas sem festa neste ano
Crédito das fotos: Marcos Albuquerque

Curiúva, perto de Telêmaco Borba, comemora no dia 26 de outubro 72 anos de emancipação, fato que ocorreu em 26 de outubro de 1947, desmembrando-se de Congonhinhas e São Jerônimo da Serra. A Prefeitura, porém, por determinação do prefeito Nato Moura, decidiu cancelar todos os eventos comemorativos, “devido a uma queda acentuada na arrecadação”. Incluindo o desfile cívico e shows artísticos.

Com uma área territorial de 574,960 km2, Curiúva produz soja em 9.200 hectares, milho em 4.500 hectares, feijão em 860, trigo em 800, café em 185, tendo, ainda importantes criações de aves, bovinos e suínos e produções de leite e mel de abelha.

Destaque-se que encontram-se no município duas comunidades quilombolas, a Água Morna, a 12 km do centro (terras herdadas da antiga fazenda Água Morna) e Guajuvira, a 6 km (terras da antiga fazenda Guajuvira).

Klabin: parceria

Representantes da Klabin estiveram reunidos com o prefeito, secretários municipais e vereadores, para firmar projetos de parceria com o município. Um deles é o Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, iniciativa da empresa que tem como objetivo o fortalecimento ambiental, social e econômico de pequenas e médias propriedades rurais. Já é desenvolvido nos municípios de Imbaú, Ortigueira, Telêmaco Borba e Reserva, e agora será ampliado para Curiúva.O Matas Sociais auxilia o agricultor na adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade, no planejamento e diversificação da produção, fortalecendo iniciativas de associativismo e cooperativismo e facilitando o acesso às novas oportunidades de mercado e de desenvolvimento regional. O começa a ser executado.

 O outro projeto é o Apoio ao Planejamento da Gestão Pública, que será conduzido pela consultoria especializada Interação Urbana. Ele tem o objetivo de apoiar no planejamento de ações, desenvolver e implantar a cultura do planejamento e da boa gestão com participação social nas prefeituras.

“Ações como essas fazem parte da Política de Sustentabilidade da Klabin, que visa contribuir com o desenvolvimento regional dos municípios onde atuamos”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin. “Esses dois projetos encaixam-se perfeitamente nessa linha de atuação, pois trarão benefícios diretos para as comunidades.”

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.