Em Figueira, 80 anos da Carbonífera do Cambuí

Em Figueira, 80 anos da Carbonífera do Cambuí
FOTOS – A Carbonífera e a Termelétrica

(da Redação)

Está completando 80 anos, neste ano de 2022, a operação da Carbonífera do Cambuí em Figueira, empresa voltada para a produção e comercialização de carvão vegetal.

A produção, desde 1942, ocorre em mina subterrânea de onde é extraído o carvão bruto (ROM) que, após passar por processos de beneficiamento em uma planta (lavador de carvão), transforma-se em carvões utilizados nas mais variadas aplicações industriais.

Conforme informes da empresa, são desenvolvidas análises de Controle de Qualidade, observando-se o teor de cinzas, teor de matérias voláteis, teor de carbono fixo, teor de carbono livre, teor de carbono vítreo, teor de umidade, teor de enxofre e PCS – Poder Calorífico Superior.

Também são desenvolvidas atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, visando atender a demanda de diferentes aplicações do carvão mineral em diversos setores da economia, bem como uma maior utilização de recursos de toda a cadeia produtiva.

Uma das consequências da importante atividade de mineração na região, foi implantada ali a Usina Termelétrica de Figueira, hoje propriedade da Copel e recentemente modernizada, tendo capacidade de potência instalada de 20 MW.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.