Em Vitorino, o programa Empresa Mais Vitorino

Em Vitorino, o programa Empresa Mais Vitorino
Foto: DIVULGAÇÃO

(PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO)

Desde o dia 24 de novembro o governo municipal de Vitorino, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou, ativou o programa Emprega Mais Vitorino, cujo foco é fazer a conexão entre as pessoas que buscam trabalho e o empregador. Junto com o lançamento, a administração municipal assinou um convênio com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado para instalação do Posto Avançado da Agência do Trabalhador no município.

Marciano Vottri, prefeito de Vitorino, conta que o programa Emprega Mais Vitorino é resultado de análises e estudos administrativos. “Desde que assumimos a gestão, percebemos que faltava a conexão entre a oferta de emprego e as pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho”. Segundo o executivo, isso se justifica, pois o município foi, entre os que têm até 10 mil habitantes no Sudoeste do Estado, o que mais gerou postos de trabalho no primeiro semestre de 2021 – foram 119 vagas.

De acordo com o prefeito, de forma paralela, a administração trabalha no fomento e na viabilidade de novos empreendimentos na cidade. “Formamos um tripé entre geração de emprego, atração de novas empresas e o programa, o qual faz a conexão e promove capacitações”. Sobre o Posto Avançado da Agência do Trabalhador, Votti define com um centro de referência que trata de todas as questões relacionadas à geração de emprego, conexões com o mercado de trabalho e mantém contato permanente com as empresas, indústrias e associação comercial. “Esperamos que a cada tempo menos pessoas estejam desempregadas na cidade e as desigualdades sejam reduzidas”, projeta.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social do município, Fernanda Tomassoni, além da ponte entre quem busca emprego e o empregador, o programa também prevê capacitações específicas. Para isso serão criados grupos de trabalho pontuais e específicos para nichos empresariais da cidade ou da região. “As empresas precisam de mão de obra qualificada, mas as pessoas não estão qualificadas”, resume adiantando que 2022 deve iniciar com alguns cursos.

Fernanda conta que outra novidade é o encaminhamento para emissão da carteira de trabalho. Segundo ela, todo o processo poderá ser feito no Posto Avançado da Agência do Trabalhador no município, evitando o deslocamento para outros centros. Visualizando a melhoria dos processos e criação de oportunidades, a secretária enxerga melhorias para a população. “Quando a pessoa tem um trabalho e uma renda financeira, ela passa a ter a subsistência da família e deixa de sobre com as vulnerabilidades”.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.