Exemplo do bem contrapondo-se ao mal: crianças no concurso de pinturas de bueiros

Exemplo do bem contrapondo-se ao mal: crianças no concurso de pinturas de bueiros
Foto: o concurso motivou mais de cem escolas do Oeste

(da Redação)

Há muitos adultos causando prejuízos às pessoas e ao meio ambiente, soltando balões, roubando fios elétricos, quebrando bancos de praça e lâmpadas, praticando, enfim, vandalismo.

Por isso, quando se tem alguma entidade promovendo o bem o motivo é de júbilo. No Oeste do Paraná a Itaipu Binacional é o “anjo da guarda” das boas iniciativas, congregando em torno de bons projetos as comunidades que tem ligação direta ou indireta com a usina de Itaipu. A binacional estimula a prática esportiva, com canoagem, iatismo, atletismo, protege a criança e o adolescente, ajuda a agricultura familiar com convênios para a aquisição de veículos e máquinas, estimula o turismo, tem convênios para a área da saúde, estimula atividades escolares, tem os programas de coleta solidária e energia solidária…

Quem não se lembra do enorme sucesso do projeto Um Rio Passa Aqui , o primeiro concurso regional de pinturas de bueiros/bocas de lobo feito nos 55 municípios da região e mais um do Mato Grosso do Sul? Que a gente espera repetir-se nos próximos anos.

A ação aconteceu no dia 21 de março, véspera do Dia Mundial da Água e as atividades duraram até a metade de abril.

Houve a participação de mais de cem escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede pública de ensino, reunindo os alunos do primeiro ao quinto ano.

O objetivo foi –e deve continuar a ser – mostrar que o descarte incorreto do lixo pode entupir bueiros e bocas de lobo ou, ainda, contaminar rios e prejudicar a segurança hídrica da região. A iniciativa se inspirou na campanha lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, intitulada “Mares Limpos – o Mar começa aqui”.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.