Expobeltrão e leitão a pururuca chamam para os 65 anos de Engenheiro Beltrão

O prato típico de Engenheiro Beltrão, desde 2001, é o leitão a pururuca. E o jeito típico dos engenheiro-beltrenses é atender bem os visitantes. E se, além disso, houver uma grande exposição agropecuária, shows, rodeios, fica realmente tentador dirigir-se a Engenheiro Beltrão de 22 a 25 de novembro.

É que, comemorando 65 anos de emancipação, o município vai promover a Expobeltrão e a 16ª. Festa do Leitão a Pururuca. Vai ter shows artísticos, rodeio profissional, exposição de implementos agrícolas e veículos, parque de diversões, barracas de alimentação e bebidas, exposição de artesanatos e produtos da agroindústria familiar, muita música. E o prato típico, crepitando. A promoção é da Prefeitura e da Acieb – Associação Comercial e Industrial -, com renda beneficente.

O município de Engenheiro Beltrão foi criado através da Lei Estadual n° 253, de 26 de novembro de 1954, desmembrado de Peabiru.

História

Texto da Prefeitura

A sua colonização teve inicio na década de 30, quando os camponeses acompanhados de suas famílias, em busca de novas fronteiras agrícolas, com as vantagens oferecidas pelas terras férteis, em mata virgem a ser desbravada, a preços acessíveis e com facilidade de pagamento, aqui vieram se estabelecer.

Vencidos o desconforto e a falta de recursos encontrados nos sertões, combatido pelo trabalho braçal como uso da foice e do machado, o resultado foi à premiação dos pioneiros recompensados pelas fartas colheitas e o progresso foi mera conseqüência.

Terreno plano, recursos hídricos suficientes, boa adaptação da cafeicultura intercaladas com cereais, clima acessível, adequado também para criação de suínos e de gado, fez com que Engenheiro Beltrão rapidamente se desenvolvesse.

A empresa que deu início à venda das terras onde atualmente se localiza a comarca de engenheiro Beltrão foi a Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão. O nome da Cidade foi adotado em 1949 para denominar o povoado, e foi homenagem ao colonizador e engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão, diretor da colonizadora.

Projetos sociais

Recentemente, o prefeito Rogério Rigueti Gomes, a convite do Governo do Estado, e em nome de todos os demais prefeitos paranaenses, proferiu palestra sobre a erradicação da pobreza no I Fórum realizado pela Secretaria de Justiça, Trabalho e Família. Rigueti fez uma explanação sobre os projetos sociais realizados pela Secretaria de Assistência Social do município, destacando a grande importância social do trabalho que é realizado pela equipe de Assistência Social, que tem à frente a primeira-dama Geisa Bernardes Rigueti.

É uma variedade de atividades desenvolvidas em diversos locais, como, por exemplo , a Escola Agrícola Marlene Pereira (recentemente reformada). São cursos profissionalizantes, palestras, Melhor Idade, Brincadeiras da Comunidade, dança, música, Bom Negócio, Mãos na Terra, Vem pra Horta, Capoeira, etc.  

Produção

Conforme o Ipardes, em seus 467,470 km2, Engenheiro Beltrão planta soja em 32.000 hectares, milho em 20.550, cana-de-açúcar em 5.116, trigo em 300, aveia em 200. Na cultura permanente, tem o café com 25 hectares. Criações de destaque são aves, bovinos e suínos.

O parque industrial sofreu um impacto há 2 anos com o fechamento da usina de açúcar e álcool Sabarálcool. Resta a esperança de que novos proprietários reativem-na, gerando empregos e divisas. Todavia, outras empresas produzem cabines agrícolas, móveis, metalurgia, alimentos, confecções, copos e canecas em acrílico.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito, como foi citado, é Rogério Rigueti Gomes, sendo vice Euclides Saqueti. Os vereadores: Valdir Hermes da Silva, Valdecir Neves, Rosália Candido Machado, Severino Barboza de Albuquerque, Thiago Chiminello, João Ribeiro deMacedo, Marcos Venício Paro, Joaquim da Fonseca Garcia Duarte e Reinaldo Gaino.

Atrações

Não são só a Expobeltrão ou o leitão a pururuca as atrações engenheiro-beltrenses. Tem as bonitas paisagens, cachoeiras, tem o rio Ivaí com uma extensa ponte passando pelo município, pescarias, esportes náuticos. Tem o Parque da Gruta, local para caminhadas, academia de ginástica e onde se localizam o santuário Nossa Senhora da Rosa Mística e o Museu Histórico Municipal Yutaka Kitayama.   

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.