Fênix, das cinzas da Vila Rica Del Espiritu Santo

Assim como  o pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em combustão e ressurgia das próprias cinzas, o município de Fênix como que ressurgiu das cinzas de Villa Rica Del Espiritu Santo.  A cidade foi erguida sobre os escombros  da antiga localidade. Villa Rica foi fundada na década de 1570 pelo capitão espanhol Melgarejo, com uma igreja e uma fortaleza e. A localidade prosperou, mas em 1632, foi destruída pelos Bandeirantes, depois de ficar sitiada por três meses.

Município emancipado em 25 de julho de 1960, Fênix está comemorando, portanto, 59 anos de emancipação (de Campo Mourão). A festa do aniversário acontece todos os anos, realizada como o apoio da comunidade, do comércio, indústria e entidades beneficentes. Além de almoço com o prato típico “Peixe na Cerâmica”, há shows musicais, apresentações de artistas locais, barracas de gastronomia, artesanato.

Ruínas da Villa Rica

Entre os anos de 1570 e 1576 os espanhóis, comandados pelo Capitão Rui Diaz de Melgarejo, fundaram a Villa Rica. Depois, entre 1588 e 1599, o local foi entregue aos jesuítas, que vieram catequizar os índios, até que os portugueses, denunciando o Tratado de Tordesilhas, expulsaram-nos até o Paraguai. E Villa Rica Del Espiritu Santo, que seria a “capital da república do Guairá”, transformou-ser em ruínas.

Em 1948, o governador Moisés Lupion promulgou a lei n. 33, que proporcionava proteção a áreas consideradas como remanescentes de “reduções jesuíticas”. Entre estas áreas, foram incluídas a antiga Villa Rica del Espiritu Santo.

Após a lei estadual de 17 de janeiro de 1948, caracterizando a área como reserva do patrimônio histórico; em 17 de junho de 1965 foi assinado o Decreto nº 17.790 criando a Reserva Florestal Estadual de Vila Rica do Espírito Santo. Em 16 de fevereiro de 1983, o local transformou-se no Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, quando foi assinado o Decreto Estadual n° 6.125[3].

O Parque inserido no Bioma de Mata Atlântica, preserva um dos últimos remanescentes da floresta tropical, abrigando diversas espécies de fauna e flora, numa floresta que foi quase extinta na região.

O local é um verdadeiro museu a céu aberto, com 353,68 hectares.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.