Iguaraçu tem feriado no dia 25 por causa dos 64 anos

Maria Caçadeira, marido e filhos chegaram no meio do sertão antes dos colonizadores

Iguaraçu (que na linguagem indígena quer dizer “canoa grande”) comemora 64 anos de emancipação no dia 22 de novembro, mas o prefeito Manoel Abrantes Neto (Nelinho) transferiu, por decreto, o feriado municipal do dia 22 para o dia 25.

Iguaraçu tem uma das mais interessantes histórias de pioneiros, que é a de Maria Caçadeira, que,junto marido e filhos, chegaram na região, apossaram-se de uma propriedade de terras devolutas do Estado e passaram a morar no meio do sertão, antes da chegada dos colonizadores.  A Retur – Rede de Turismo Regional – conta essa epopéia:

“Maria Gomes Sardinha (Maria Caçadeira) nasceu em 15 de janeiro de 1894, no estado de São Paulo. Veio da cidade de Paiquerê (PR) para o município de Iguaraçu em 1939, como seu marido, o Sr. Antônio Perokosqui e seus três filhos: Menoer, Bernardino e Maximiniano. Pelo destino da vida, somente o último chegou à idade adulta.

Maria Caçadeira, nome pelo qual era conhecida nas redondezas, apossou-se de uma propriedade de terras devolutas do Estado, transformando-a logo após sua chegada. Em sua propriedade havia um pomar de frutas com laranja, tangerina, limão, mexerica e outras. Quando os colonizadores chegaram na região para os loteamentos das terras encontraram Maria Caçadeira e sua família morando no meio deste sertão paranaense.

Maria Caçadeira caracterizava-se pela sua maneira de vestir-se e de comportar-se. Era uma mulher extrovertida, andava somente a cavalo, tinha uma espingarda em sua bandoleira e um facão na cintura. Muita gente sentia medo ao encontrá-la, mas, na realidade, era uma pessoa muito amável e simples. Sua simplicidade era tamanha que mal sabia recepcionar as pessoas que iam visitá-la em seu casebre ou comprar frutas de sua propriedade.

Duplicação

Iguaraçu, assim como Maringá, desejam muito – clamam – que a rodovia PR-317 seja duplicada. Há promessa do Governador Ratinho Junior  para que os 21 quilômetros que ligam as duas cidades tenham uma segunda pista. O fluxo de veículos é muito grande no trecho.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito iguaraçuense é, como foi citado, Manoel Abrantes Neto. O vice é Leonel Schier. São vereadores: Darci Ricardo Ramos, Jonas de Araujo Martins, Elizabete Mira Fernandes Tomitão, José Maria da Silva, Caio Henrique de Oliveira Sparapan, Anderson de Abreu Viana, Fábio de Oliveira Titato, Hélio Arantes da Silva e José da Silva Costa.   

Histórico

Texto da Prefeitura

Em 1942, chegaram ao Município de Iguaraçu os primeiros povoadores, senhores: Joaquim Ferreira Leite, Paulo Naga e João Fernandes, procedentes dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, acompanhados das respectivas famílias. Mais tarde, em 1946, João Batista e Antonio Escravinato compraram ali um lote de 14 alqueires paulistas, que foram divididos em “datas”, iniciando-se as primeiras construções no patrimônio de Iguaraçu.

Pela Lei Estadual nº 1542, de 14-12-53 a povoação foi elevada à categoria de distrito judiciário, pertencente ao Município de Astorga. E, já em 1955, em virtude da Lei Estadual nº 2505, de 22-11-55 foi elevado a município, desmembrado de Astorga, sendo instalado em 16-12-56. O topônimo – Iguaraçu – é de origem Tupi. Sendo controvertida sua interpretação, parecendo tratar-se de “BOM LUGAR” ou “Onde há Muita Água”. Aos habitantes do município dá-se o nome de iguaraçuenses. Gentílico: iguaraçuense.

Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Iguaraçu, pela lei estadual n.º 1542, de 14-12-1953, subordinado ao município de Astorga. Elevado à categoria de município com a denominação de Iguaraçu, pela lei estadual nº 2505, de 22-11-1955, desmembrado de Astorga. Sede no atual distrito de Iguaraçu (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 16-12-1956. Pela lei municipal nº 35, de 09-11-1955, é criado o distrito Flórida e anexado ao município de Iguaraçu. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Iguaraçu e Flórida. Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Iguaraçu o distrito de Flórida. Elevado à categoria de município.Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela lei estadual nº 8670, de 21-12-1987, é criado o distrito de Ângulo e anexado ao município de Iguaraçu. Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Ângulo, figura no município de Iguaraçu.  Pela lei estadual nº 9357, de 03-09-1990, desmembra do município de Iguaraçu o distrito de Ângulo. Elevado á categoria de município. Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Obras

A Prefeitura está construindo a nova pista de caminhada, que contará com um canteiro de grama esmeralda no centro, além de iluminação moderna e rebaixada para quem gosta de se exercitar durante a noite. A extensão é de pouco mais de um quilômetro e dá volta no complexo esportivo e de lazer Henrique Perez.

Padroeira

O tradicional almoço com costela em fogo de chão da paroquia nossa senhora Aparecida de Iguaraçu aconteceu neste domingo 13/10 e foi um sucesso, a 39ª Costelada reuniu centenas de pessoas no salão paroquial da Igreja Matriz. O prefeito Manoel Abrantes Neto o Nelinho e Família, Vereadores e secretários Municipais prestigiaram o tradicional evento.

Centro de Eventos

Outra obra importante para a comunidade, sem dúvida, será o Centro de Eventos. Estão sendo investidos ali cerca de 290 mil reais do Governo Federal e contrapartida do município para a segunda etapa do empreendimento. Nesta segunda etapa serão instalados os alambrados e os muros, além da terraplanagem e nivelamento.O prefeito diz que logo virá a 3ª. etapa, para a conclusão. “Aí sim poderemos entregar para a população um centro de eventos que será referência para outros municípios da região. Aqui poderão ser feitos shows, rodeios, eventos religiosos, etc.”

Atrações

 Iguaraçu é uma localidade privilegiada pelas belezas naturais, com cachoeiras e fazendas produtivas. Na PR-317 (que está para ser duplicada) está o Ody Park Aquático e Resort Hotel, que atrai turistas de todo o Brasil com seu parque aquático, piscina de onda tsunami, restaurante. Está ali também a Água Mineral Safira. Também o Golf Club Iguaraçu Campo, na PR-317, Km 15, funcionando como campo de golf e country clube, é ótima opção de lazer e esporte.

O prato típico da cidade é outra atração. Trata-se da Galinhada à Caçadeira.

A padroeira é Nossa Senhora Aparecida, que sempre recebe homenagem, com grande festa na Paróquia. Neste ano aconteceu a 39ª. Costelada de Fogo de Chão no dia 13 de outubro.

Os moradores freqüentam o complexo esportivo e de lazer, que está ganhando uma moderna pista de caminhadas.  

Produção

O Ipardes destaca que Iguaraçu, em seus 163,784 km2, planta cana-de-açúcar em 1.773 hectares, milho em 8.310, soja em 9.000. A produção leiteira é expressiva. As criações mais importantes, pela ordem, são de aves, bovinos, ovinos e suínos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.