Ilha da Cotinga, em Paranaguá, primeiro território paranaenses habitado

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Em meio a muitas atrações, como Ilha do Mel, Mercado Público, Mercado do Café, Aquário, casarões antigos, antigas igrejas, Santuário Nossa Senhora do Rocio (padroeira do Paraná), Paranaguá tem na Ilha da Cotinga o primeiro território paranaense habitado. Foi o local onde os primeiros colonizadores vindos de São Paulo, com a intenção de chegar a Paranaguá, se estabeleceram, com receio dos índios carijós que dominavam a região, em terra firme.

Moram lá hoje descendentes dos índios Mbyá Guarani, preservando os costumes e tradições do seu povo (para agendar uma visita à aldeia indígena Guarani Mbya, entrar em contato com a Terra Mar Consultoria Ambiental em Paranaguá).

A Prefeitura parnanguara explica que “em 1677, foi construída uma capela destinada ao culto de Nossa Senhora das Mercês, demolida em 1699, para se erigir a Igreja de São Benedito no continente. Em 1955 foi pedida a reconstrução da antiga ermida, e em 17 de março do mesmo ano realizou-se uma procissão marítima de retorno da antiga imagem de Nossa Senhora das Mercês esculpida em pedra e vinda de Portugal. No ano de 1993 a Ermida foi finalmente reconstruída, sendo sua inauguração no dia 25 de abril. Porém, atualmente só restam ruínas da igreja. O acesso ao templo é feito através de rústica escada de pedra, formada por aproximadamente 365 degraus, proporcionando uma bela visão da cidade e do mar”.

O acesso à ilha é feito somente por barcos fretados na Rua da Praia. O trajeto demora cerca de 15 minutos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.