Nova Esperança do Sudoeste, onde está a nascente do rio Lontra

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Nova Esperança do Sudoeste  foi emancipada de Enéas Marques e Salto do Lontra por lei estadual publicada em 19 de março de 1992, com instalação em 1 de janeiro de 1993. As festas comemorativas sempre são realizadas no dia 15 de dezembro.

Está no município, na comunidade de Cabeceira do Lontra, a nascente do rio Lontra, que serve de captação de água da Sanepar para abastecer a cidade de Salto do Lontra. Por isso, Nova Esperança recebe o ICMS ecológico, mas tem obrigações em relação a preservação do rio, suas margens e afluentes.

Com área territorial de 208 km2, o município produz, conforme dados do Ipardes, soja em 1.500 hectares, milho em 680, trigo em 40, além de outras culturas como feijão, mandioca, laranja, uva. As principais criações são de galináceos e suínos. As produções de leite e ovos são expressivas, especialmente a de leite.

Nova Esperança do Sudoeste realiza duas grandes promoções anuais, que são a Expo Esperança, Feira Agropecuária e Empresarial em dezembro (vai acontecer neste ano a 5ª. edição) e o Festival Canta Esperança em agosto (deve ocorrer neste ano a XIII edição).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.