Itapejara d´Oeste tem de tudo, de aviões na fazenda a petróleo

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

A localidade já foi conhecida como Chá de Gralha e começou a prosperar realmente com a chegada de gaúchos e catarinenses. Nascia Itapejara d´oeste (itapejara significa “caminho das pedras” em linguagem tupi) que, em 14 de dezembro de 1964, tornava-se município, desmembrado de Francisco Beltrão e Pato Branco. Nesse ano de 2020, portanto, a comemoração (se é que vai ter, por causa do corona) é pelos 56 anos.

Esse mesmo terrível coronavírus, que anda ceifando muitas vidas pelo mundo, foi a razão pelo cancelamento de uma das festas mais tradicionais e concorridas da região, que é a Festa do Leitão Maturado, o prato típico municipal. Seria a 17ª. edição, marcada que estava para o mês de Maio. Ficou para o próximo ano.

Outras realizações, agora culturais, são  a Feican – Festival Itapejarense da Canção (a 7ª. edição foi realizada em 2019 no E.C. Itapejara) e o Encontro de Corais (3º encontro realizado em Outubro de 2019).

Com 254 km2 de extensão territorial, Itapejara d´Oeste produz, conforme o Ipardes, soja em 15.000 hectares, trigo em 6.000, feijão em 2.200, milho em 1.680, além de outras culturas como mandioca, aveia, laranja, uva. As criações são de galináceos, suínos, bovinos e ovinos. A produção de leite é das maiores do Estado, bem como a de ovos.

As belas paisagens encantam quem caminha, ou corre, ou anda de bicicleta ou moto pelo município. São cachoeiras (a de Salto Grande é um espetáculo), matas nativas, muitos pássaros e animais silvestres.

Curiosidades

Em um sítio de 10 hectares, da família de Ervino Maciel, foi descoberta a ocorrência de petróleo. Tudo aconteceu por causa da morte de algumas vacas leiteiras e devido à coloração da água. Feita a análise, comprovou-se a existência do ouro negro. A ANP – Agência Nacional do Petróleo – esteve no local, coletou amostras… mas os proprietários ainda aguardam por notícias.

E na fazenda de Eloy Biesuz, que é dono da empresa de táxi aéreo Helisul, estão expostos para visitação 2 aviões Boeing 737 desativados e 3 bimotores (2 Douglas DC-3 e um Learjet 24). Custaram caro, adquiridos em leilão, com transporte dos mais difíceis, mas estão lá.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.