Jacarezinho de história, desenvolvimento, cultura, turismo e do Baile do Texas

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Uma das mais tradicionais e bonitas cidades do Paraná, com muitas histórias para serem relembradas, é Jacarezinho. História que começa em 1888 quando uma caravana chefiada pelo mineiro Antônio Alcântara da Fonseca Guimarães veio para explorar a terra e garimpar as águas da região, o rio Jacaré. Já encontraram ali alguns posseiros, que venderam as terras para o Coronel Alcântara. No dia 24 de dezembro daquele ano era celebrada a primeira missa na Fazenda Prata, simbolizando a fundação do povoado.

O café se encarregou de deslanchar o desenvolvimento. Com a geada de 1975, houve a diversidade agropecuária. Era o fim da incrível monocultura cafeeira.

No dia 5 de janeiro de 1901 foi criado o município, desmembrado de Tomazina. As comemorações são realizadas sempre nos dias 2 de abril.

Com uma área territorial de 603 km2, Jacarezinho é hoje importante produtor agropecuário, grande centro produtor de cana-de-açúcar, ocupando 22.800 hectares de suas terras. Conforme dados do Ipardes, 5.000 hectares vão para o soja, 1.430 para o milho, 850 para o trigo, 380 para o café. Isso além de outras culturas como feijão, mandioca, abacate, maracujá. As maiores criações são de galináceos, bovinos e suínos. São muito boas as produções de ovos e leite.

O parque industrial também é de respeito. Estão ali duas importantes usinas de açúcar e álcool, que são a Usina Jacarezinho e a Dacalda. Outras fábricas importantes são a unidade da Sincol Portas, Dallon Metais e Derivados, BBA Brazilian Bile Acids, Valente Indústria de Carnes, além de unidades fabricantes de móveis, madeiras, metalurgia, alimentos, mármores.

Jacarezinho é igualmente importante centro do turismo religioso, integrante da Rota do Rosário. Sua catedral Imaculada Conceição é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado. Estão ali afrescos e murais que chegam a ter 15 metros de altura. A cidade ainda abriga os santuários da Mãe Rainha e Vencedora de Schenstatt e de Nossa Senhora de Guadalupe.

Jacarezinho também irradia cultura. Está ali a Uenp – Universidasde Estadual do Norte do Paraná, criada no dia 28 de setembro de 2006, com campi na cidade, em Bandeirantes e em Cornélio Procópio. São 25 cursos de graduação, vários de pós-graduação latu sensu e 3 de pós-graduação stricto sensu em Ciência Jurídica, Letras e Agronomia. Em 2018 o campi jacarezinhense ganhou uma moderna clínica odontológica.

Uma promoção monumental de Jacarezinho é a realização, todos os anos, do Baile do Texas, que cresceu tanto que virou Fetexas, Festa do Texas. A cidade fica enfeitada com motivos do Velho Oeste e chega gente de várias partes do Brasil. No ano passado aconteceu a  61ª. edição, com as presenças da dupla Munhoz & Mariano. Para este ano, estava agendada para o dia 11 de julho com a presença de João Bosco e Vinícius. Estava, porque tudo ficou para 2021.

E não devemos nos esquecer do prato típico da cidade, que é o Pachola, arroz com frango e legumes (semelhante a risoto).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.