Klabin conclui capacitações do Semeando Educação em SC 

Klabin conclui capacitações do Semeando Educação em SC 
A Klabin em Otacílio Costa, SC – DIVULGAÇÃO

Presente em Santa Catarina há mais de 50 anos, a Klabin segue avançando em seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento das comunidades. O Programa Semeando Educação, realizado nas cidades de Otacílio Costa, Lages, Correia Pinto, Palmeira e Ponte Alta, concluiu sua primeira rodada de capacitações de gestores e professores em 2023, além de realizar visitas às unidades escolares da rede pública.

Ao todo, a primeira rodada do programa beneficiou 93 professores nos municípios de Correia Pinto e Otacílio Costa; 195 gestores e professores em Lages; e 43 professores e gestores de escolas em Palmeira e Ponte Alta. Além das capacitações, as formadoras do Klabin Semeando Educação visitaram escolas em Correia Pinto e Otacílio Costa para direcionar melhor as orientações e validar os planos de ação feitos pela equipe gestora das unidades escolares.

“A especialista do programa que nos orientou foi extremamente dinâmica e com muito conhecimento dos conteúdos e tecnologias, o que contribuiu muito para a boa experiência”, afirma Carla Coelho Costa, professora de 1° ano nas escolas Antônio Pires Burg e Núcleo Municipal Professora Adilha Matias Faria, que participa das formações do programa, em Otacílio Costa, desde a primeira edição. Ela acredita que o programa realmente colabora para a formação dos professores em todos os níveis da carreira, pois trabalha desde o entendimento e aprendizagem de cada conteúdo a ser ministrado em sala, até a troca de experiências e reflexões para quem já tem maior conhecimento e uma caminhada mais avançada na profissão.

Realizado desde 2021 em Santa Catarina, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de cada cidade envolvida no projeto, o Klabin Semeando Educação tem como propósito contribuir com a melhoria da gestão escolar e da formação continuada de professores da rede pública, impactando de forma auxiliar e decisiva no bom desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A ação busca, entre outros pontos, estimular a assertividade das escolas em busca de soluções estruturais diante dos desafios presentes na jornada do ensino.

Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, destaca que o fomento à educação é um dos caminhos mais efetivos para o desenvolvimento das comunidades onde a empresa está inserida. “O ensino público de qualidade é a maneira mais eficaz de construirmos uma sociedade mais sustentável, com cidadãos preparados para lidar com desafios do mundo globalizado. Neste sentido, o Programa Klabin Semeando Educação contribui para ampliar as competências dos gestores educacionais e escolares, contribuindo para a consequente melhora na aprendizagem dos alunos”, afirma.

Desde o início de sua atuação, o Klabin Semeando Educação já beneficiou mais de 146 escolas, aproximadamente 1.218 profissionais da educação (327 gestores e 891 professores) e 22 mil alunos distribuídos entre municípios no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. Vale ressaltar que, por meio do Programa, a Klabin contribui com o fomento ao ODS 4 – Educação com qualidade ao longo da vida de todos e todas -, fortalecendo o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.