Laranjal tem 5 assentamentos

Laranjal é um município onde o conflito por terras é grande. Até setembro do ano passado, havia  6 assentamentos ali, todos com apoio do MST e do deputado Professor Lemos, além da Prefeitura. O prefeito Josmar Moreira Pereira fala sobre a importância da reforma agrária em sua cidade: “para o comércio são fundamentais os assentamentos. Sem contar a produção da agricultura familiar”.

Um dos assentamentos, porém, foi extinto pela Polícia Militar em setembro. Um total de 54 famílias saiu da Fazenda Prudentina, da Comunidade José Rodrigues.

Conforme dados do Ipardes, existem no município 215 assentados sem título definitivo.

O município, produção

Laranjal foi emancipado de Palmital e em janeiro de 2021 vai completar 30 anos de liberdade política e administrativa. A área territorial é de 559 km2. São plantados ali 2.200 hectares de soja, 1.160 de milho, 240 de trigo, 170 de feijão. Há importantes criações de galináceos, bovinos, suínos e ovinos. A produção leiteira é expressiva. O município foi criado em 1991, mas a ocupação da área começou em 1930, com os pioneiros atraídos pelas terras férteis e baratas.

O padroeiro é São Pedro Apóstolo e a paróquia foi cfriada no dia 23 de agosto de 1997, pertencendo à Diocese de Guarapuava.

Assassinato do ex-prefeito

Em agosto deste ano, no dia 28, vai ocorrer um ano de uma tragédia que abalou a comunidade: o assassinato do ex-prefeito Riolando Caetano de Freitas, que comandou a Municipalidade em dois mandatos: 1993 a 1996 e 2001 a 2004. Ele foi morto a tiros dentro de uma panificadora central da cidade por um ex-funcionário da secretaria da saúde. Os motivos teriam sido passionais.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.