Londrina tem de volta o Ginásio Moringão totalmente reformado 

Londrina tem de volta o Ginásio Moringão totalmente reformado 
Foto: Emerson Dias / NCom

(Texto: Sofia Loredo, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina)

A Prefeitura de Londrina realizou a cerimônia de entrega das obras de reestruturação do Ginásio Professor Darci Côrtes, popularmente conhecido como Moringão

A reforma do ginásio teve início em agosto de 2019, com o objetivo de resolver antigos problemas de infiltração, substituir os sistemas hidráulicos e elétricos, renovar o teto e piso do ginásio, que agora é mais moderno e adequado à prática esportiva. A listagem de serviços incluiu, também, reparo da área externa, novo recape asfáltico, além de pintura e limpeza em toda a estrutura.

A área interna do Moringão, que abrange camarotes, salas de imprensa e prédio administrativo, também foi renovada, e foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado. Para execução destes e outros serviços, a Prefeitura de Londrina investiu a quantia de R$ 7.643.443,87, totalizando 44 meses de reforma.

Inaugurado em outubro de 1972, o Moringão está instalado em um terreno com 6.623 metros quadrados. O ginásio foi construído para abrigar grandes eventos culturais e esportivos, comportando um número alto de público. Em sua inauguração, Londrina sediou a minicopa João Havelange de futsal, que reuniu equipes do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Acompanhando a execução dos serviços desde o início, em 2019, o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, informou que desde a inauguração do Moringão, o espaço havia recebido apenas manutenções nas estruturas metálicas do prédio e outros serviços mais simples, como renovações na pintura.

Segundo Verçosa, essa foi a primeira reforma completa do ginásio municipal. “Tivemos que fazer, inicialmente, um projeto de recuperação. Foi contratada uma empresa especializada para averiguar todos os problemas existentes, principalmente na questão estrutural. Esse projeto foi apresentado e indicou todas as áreas que necessitavam de reforma. Mas, ao longo da obra, novos problemas que não estavam previstos foram surgindo. Para solucioná-los, foram necessários alguns aditivos ao contrato inicial, e a Prefeitura de Londrina providenciou os recursos para aplicar na execução. Graças a esse esforço, fizemos uma grande reforma que beneficiou todo o Moringão”, explicou.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazzoti, destacou que a Prefeitura focou em entregar ao público londrinense um novo ginásio, com a melhor estrutura possível. “É um equipamento que tem uma importância extraordinária para Londrina. Portanto, o nosso papel enquanto gestão pública é fazer as coisas dentro da lei, com eficiência, e enfrentar os problemas que surgirem. E isso tudo foi feito, os desafios foram superados, e é com imensa alegria que a gente chega ao final dessa obra com a entrega à população, renovando um equipamento importantíssimo para a cidade. A atual administração municipal, com muito orgulho, faz a primeira grande reforma do Moringão, e deixa o ginásio pronto para as próximas décadas”, afirmou.

Durante o período da reforma no anexo administrativo do ginásio, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), cuja sede fica no ginásio, foi realocada para o prédio da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml). E em fevereiro deste ano, os servidores da FEL funcionários retornaram à sede original.

O diretor presidente da FEL, Marcelo Oguido, reforçou que toda população poderá conferir o ginásio completamente renovado, tanto na área interna como externa, com uma estrutura ainda mais segura e confortável. “Sabemos da importância que o Moringão possui para toda cidade. É um local em que todo londrinense conhece e tem boas memórias. Por isso, nos dedicamos para entregar essa obra da melhor forma possível, valorizando ainda esse espaço que faz parte da história de Londrina”, acrescentou.

O Ginásio Moringão é uma referência na cidade e em toda região, tendo sido palco de grandes competições esportivas e eventos diversos, como apresentações artísticas e musicais. É, também, o local que sedia a colação de grau dos formandos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), há mais de trinta anos.

E o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, reforçou a importância da renovação deste espaço, imprescindível para o esporte e cultura da cidade. “Londrina tem uma relação afetiva com o Moringão, mas há décadas esse espaço não estava recebendo o cuidado necessário. Cientes disso, conseguimos inverter essa lógica, e foi uma obra difícil, com diversos empecilhos. Mas agora é entregue para os londrinenses, e ficou muito lindo, pois todo serviço ali foi feito com todo o cuidado e amor. É um motivo de grande alegria essa entrega, e a cidade deve celebrar o novo Moringão, que agora vai oferecer muito mais conforto e segurança. Essa é uma vitória de toda a população de Londrina”, concluiu.

Eventos – A primeira disputa esportiva a estrear a nova quadra do Ginásio Moringão será a Taça Brasil de Futsal Feminino, um dos campeonatos mais tradicionais do futsal feminino nacional. A competição será disputada de 21 a 28 de maio, e o time londrinense joga neste domingo às 19h45 contra a equipe House Via Motos do município de Tangará da Serra.

Outro evento confirmado para entreter o público londrinense é o show do cantor Roberto Carlos, que vai movimentar o Ginásio no sábado, dia 2 de junho. O show terá início às 20h30, com a abertura dos portões às 18h30.

Os ingressos são vendidos on-line, pela distribuidora Eventim, e no presencialmente na Garagem 3 Veículos e Multimarcas, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek 1.441. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h ao meio-dia.

Para os interessados em utilizar o espaço do Ginásio, é necessário entrar em contato com a Fundação de Esportes de Londrina, enviando a solicitação oficial com informações sobre o evento. Também é necessário conferir o calendário de eventos e os valores de locação, que podem ser consultados no site da FEL.

Professor Darci Côrtes – Profissional da área de Educação Física, professor e técnico de diversos times e pioneiro na organização de competições esportivas na cidade. Esse foi Darci Côrtes, o homem por trás do nome oficial do Moringão.

Nascido em Curitiba no ano de 1938, Côrtes chegou em Londrina na década de 60. Deu aulas de Educação Física em diversos colégios da cidade, como Vicente Rijo, Benjamin Constant, Marcelino Champagnat, Colégio de Aplicação, Grupo Escolar Hugo Simas, Instituto Filadélfia de Londrina, Colégio Canadá, e outros. Durante seus anos de docência, colaborou como diretor da Liga de Esportes Atléticos de Londrina, coordenou os Jogos Universitários Londrinenses e dirigiu o Departamento de Educação Física da Inspetoria Regional de Ensino de Londrina.

Também treinou times das categorias de base do Colégio La Salle Canadá e do Londrina Country Club, onde foi diretor de Esportes, vestindo as cores alviverdes do clube na categoria veteranos.

Em 1° de outubro de 1972, foi inaugurado o Ginásio Municipal de Esportes, e Côrtes participou da comissão responsável pelas solenidades de inauguração do ginásio. Integrou ainda a equipe da Autarquia Municipal de Esportes de Londrina (AMETUR) até 1974, na função de Diretor do Departamento de Basquetebol. Além do cenário esportivo londrinense, também atuou em nível estadual e nacional, como atleta em sua juventude e, posteriormente, em comissões técnicas.

Darci Côrtes faleceu em 1977, aos 42 anos, vítima de um acidente de carro. No ano seguinte, para homenagear sua vida e dedicação ao esporte, o prefeito Antonio Casemiro Belinati sancionou a Lei nº 2.909, proposta pelo vereador José Maurício da Costa, que atualizou o nome do Moringão para Ginásio de Esportes Professor Darci Côrtes. A homenagem imortalizou no esporte londrinense o homem que tanto contribuiu para seu fortalecimento e evolução.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.