Mais de 30 mil quilos de resíduos tirados do rio Camboriú 

Mais de 30 mil quilos de resíduos tirados do rio Camboriú 
Foto – DIVULGAÇÃO

(Luciana Zonta)

A quarta edição do mutirão de limpeza Juntos pelo Rio Camboriú, coordenada por entidades da cidade, mobilizou dezenas de voluntários em diferentes pontos entre Camboriú e Balneário Camboriú, entre eles colaboradores da concessionária Águas de Camboriú. Ao todo, cerca de 30m³ de lixo foram coletados, o equivalente a 30 mil quilos de resíduos.

Um dos organizadores da ação, o presidente do Lions Clube de Balneário Camboriú, Dudu Mafra, lembra que o ponto principal do movimento é de conscientizar a população sobre o correto descarte do lixo. “Nosso objetivo é de passar a importância de se preservar o nosso rio e toda a sua natureza”, completa.

O evento vem sendo promovido ano após ano e sempre recolhe quantidades impressionantes de resíduos, dos mais diferentes formatos. No último ano, por exemplo, os voluntários identificaram detritos como fraldas usadas, cobre queimado, resíduo de drogas e móveis. Este ano, infelizmente, parte do problema se repetiu: foram recolhidos garrafas PET, capacetes, manequins de lojas, brinquedos, colchões, cadeiras de praia, entre os diversos outros formatos de resíduos.

“É lamentável encontrar esse tipo de material nas margens do Rio Camboriú, local onde nasce a vida e que dependemos diretamente para viver. Contamos cada vez mais com o apoio da população, com a conscientização e de ações como essa para a preservação ambiental”, completa Gabriel Fasola, coordenador do grupo de voluntários da Regional Aegea de Santa Catarina.

A limpeza do rio acontece anualmente e tem, segundo a organização, uma ‘conotação simbólica’, diante de tudo o que ele representa para as duas cidades. “Estaremos presentes com o nosso voluntariado de Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul sempre que o objetivo for o cuidado com os nossos mananciais, especialmente o Rio Camboriú, que prove o abastecimento de duas importantes cidades de Santa Catarina”, completa Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.