Moradores de rua incomodam

Moradores de rua incomodam
Foto – reprodução

(da Redação)

É um grave problema social, envolvendo principalmente drogas, mas o número de moradores de rua aumenta em todas as cidades brasileiras. E o fenômeno se registra não apenas nas grandes, mas também nas médias e até nas pequenas.

Vejam o que acontece, por exemplo, em Imbituva (texto da Prefeitura local):

“Como é de conhecimento de todos, nosso município vem enfrentando uma situação delicada em alguns pontos com a permanência de pessoas em situação de rua.

O poder público juntamente com os órgãos de segurança pública vem se reunindo para encontrar medidas eficazes e legais para solucionar os inúmeros pedidos da população.

Essa pauta tem sido prioridade para nosso prefeito Celso Kubaski, entendendo o clamor dos cidadãos que frequentam, principalmente, nossa rodoviária e suas imediações, bem como a capela mortuária e mais alguns pontos da nossa cidade, porém, precisa respeitar e cumprir determinações federais sobre a situação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou dia 20 de agosto, a determinação para que os municípios proíbam a remoção forçada das pessoas em situação de rua. Nesta decisão, estados municípios devem efetivar medidas para garantir segurança dos bens e das pessoas em situação de rua dentro de abrigos existentes, com apoio para seus animais, além de proibir o recolhimento forçado de seus pertences, além da proibição da remoção e/ou transporte compulsórios dessa população sem-teto. Já no mês anterior, Alexandre de Moraes deu prazo de 120 dias para o Governo Federal apresentar um plano de ação e monitoramento para a implementação da política nacional para a população em situação de rua, decisão esta que reflete nos estados e municípios respectivamente”.

No dia 7 de novembro haveria uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar do assunto. A Prefeitura imbituvense fazia o convite: “Compareça e participe desse momento para melhorarmos a qualidade de vida em Imbituva”.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.