Moreira Sales, entre os rios Piquiri, Ivaí e Goioerê

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Moreira Sales tem esse nome em homenagem ao antigo proprietário das terras que a viram nascer, a Fazenda Moreira Salles, de João Moreira Salles.

O município parece que escolheu “a dedo” sua localização: entre os rios Piquiri, Ivaí e Goioerê. Quer dizer: muitos peixes, muitos esportes náuticos, muita contemplação da natureza.

Isso tudo aliado a muito trabalho, pois a área territorial de 354 km2 é das mais produtivas do Estado. Conforme dados do Ipardes, são 12.000 hectares plantados com soja, 6.072 com cana-de-açúcar, 3.730 com milho, 1.500 com mandioca. Além de outras culturas como café, frutas, trigo, tomate, aveia, fumo. As criações são de galináceos, bovinos e suínos. As produções de leite e ovos são magníficas.

O parque industrial sedia empresas de confecções (lingerie Dukley), metalurgia, móveis.

O município foi emancipado no dia 25 de julho de 1960 e está comemorando, portanto, neste ano do coronavírus, 60 anos de liberdade política e administrativa.

No centro da cidade, estão as igrejas matriz de São João Batista e a Universal e a Assembléia de Deus. A praça defronte a matriz ganhou no ano passado a revitalização do estacionamento de veículos. As obras prossseguem em todo o logradouro. O Calçadão ficará mais atraente para as pessoas.

Uma atração local (além dos rios, pescarias, esportes náuticos) é o Gralha Azul Clube, modernamente instalado, com piscinas, quadras esportivas, amplo salão de baile, restaurante.

Outra atração é o Parque Ecológico Irineu Volpato, com lago para pesca e pista de caminhada.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.