Nova Aurora: revitalização das Avenidas São Luiz e Paraná

Nova Aurora: revitalização das Avenidas São Luiz e Paraná
FOTO – DIVULGAÇÃO

(PREFEITURA DE NOVA AURORA)

O Executivo de Nova Aurora promoveu uma reunião denominada Audiência Pública, com o objetivo de apresentar o projeto de revitalização das Avenidas São Luiz e Avenida Paraná. As duas avenidas são importantes e concentram um grande número de comércio e desta forma o executivo vê a necessidade da revitalização.

Os projetos foram desenvolvidos pela equipe de Engenheiros da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e pela equipe da Secretaria Municipal de Obras do munícipio. Os projetos foram acompanhados pelo Executivo que quer uma padronização nas duas avenidas, melhorando toda a estética, arborização, acessibilidade, tráfico de veículos e pedestre.

A apresentação foi comandada pelos Engenheiros Rafael Fhur, Secretário de Obras e a Engenheira Michele Fávero que além de apresentar o projeto ouviram a opinião da população. Depois da apresentação dos projetos a equipe respondeu todas colocações, dúvidas e reivindicações participantes, as quais foram registradas em ata para posteriormente analise para ver se é possível o atendimento. Em toda a ‘discussão’ os projetos foram colocados em votação, sendo aprovados por unanimidade.

Capital Nacional da Tilápia

(SENADO FEDERAL)

O município paranaense de Nova Aurora é a Capital Nacional da Tilápia. A homenagem, proposta por meio do Projeto de Lei (PL) 5.104/2019, foi sancionada pelo presidente da República e publicada na edição de 20 de dezembro de 2019 do Diário Oficial da União.

De acordo com o deputado federal Roman (PSD-PR), autor do texto, o oeste do Paraná se destaca como a região que mais produz tilápia no país. No município de Nova Aurora, a atividade gera cerca de 800 empregos diretos e beneficia mais de 250 produtores familiares. Além disso, impactou positivamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes. A produção de tilápia da cidade já foi, inclusive, reconhecida pelo governo do estado com o título de Capital Paranaense da Tilápia.

Na Comissão de Educação do Senado, a proposta foi relatada pelo senador Flávio Arns (Rede-PR), que destacou a tilapicultura como a indústria mais importante da aquicultura brasileira. Atualmente a tilápia lidera o ranking entre as espécies cultivadas, respondendo por 60% da produção nacional de pescado, o que corresponde a mais de 300 mil toneladas anuais. Desde 2016, a Região Sul é a principal produtora do país, com destaque para o Paraná na liderança estadual.

Em Nova Aurora a cooperativa Copacol sedia a unidade com maior volume de abate de tilápia da América Latina. São processadas ali 140 mil peixes por dia, havendo projeto para aumentar a produção para 230 mil até 2023.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.